O pórtico de ferro com a divulgação da Festa da Uva 2024 foi removido da Rua Matteo Gianella, no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul, na tarde desta segunda-feira (8). A placa foi derrubada durante um temporal que atingiu a cidade no último domingo (7).
Segundo a Defesa Civil, com base em análise realizada por meteorologistas da Sala de Situação do Estado, uma "nuvem prateleira", que pode causar raios, rajadas de vento, chuva forte e granizo, passou pela região e causou o fenômeno conhecido como microexplosão.
Por causa da queda da placa, que ficou sobre a via pública, o trânsito precisou ser bloqueado no local. Ainda durante a tarde, após a remoção, o fluxo foi normalizado e está fluindo normalmente em ambos os sentidos. Os trabalhos de remoção da placa foram realizados pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM).
Além da estrutura de ferro, galhos de um pinheiro próximo a Matteo Gianella também caíram e cobriram as calçadas. Um condomínio em frente à igreja teve uma dezena de vidros quebrados na área térrea. Próximo dali, na Museu Ambiência Casa de Pedra, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) fez a retirada de uma árvore que caiu. Galhos também foram removidos de calçadas e ruas na região do Parque Cinquentenário, em São Pelegrino e na Rua Dom José Barea, no bairro Exposição.
Microexplosão
Na microexplosão, o ar despenca em linha reta, criando um corredor de vento sobre uma área específica, diferente do tornado, que desce em espiral. A nota da Defesa Civil afirma: "Pela análise das informações do radar meteorológico, não é possível inferir se, de fato, ocorreu um tornado sobre Caxias do Sul. Porém, podemos verificar com as informações de imagens e vídeos que, aparentemente, o fenômeno que ocorreu trata-se de uma microexplosão".