Se por um lado o aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias, fechou 2023 com recorde histórico de 334.318 passageiros transportados, por outro, janeiro começou com menos opções de voos para quem busca o terminal. Dois voos deixaram de existir e um foi suspenso ao longo do mês de janeiro. Entre os cancelamentos está o da Gol para Florianópolis, iniciado em dezembro, que teve baixa procura, conforme a administração do aeroporto.
A operação para a capital catarinense foi anunciada pela Gol em outubro, com estreia em 16 de dezembro. Seria uma ligação temporária, com término previsto para 20 de janeiro, aproveitando o período de férias. A previsão era de dois voos aos sábados, com exceção do primeiro dia, em que três horários estavam agendados, todos operados por Boeing 737. No entanto, apenas três operações foram efetivamente realizadas, nos dias 16, 26 e 30 de dezembro. As viagens partiam de R$ 327,33 por trecho.
— Apesar das passagens estarem com valores bem acessíveis, a proximidade com Florianópolis e as viagens ocorrendo com famílias, talvez o custo-benefício de ir de carro seja mais vantajoso — avalia o diretor do aeroporto de Caxias, Maurício D'Ávila.
Em nota, a Gol não mencionou baixa procura e disse que o cancelamento ocorreu "por motivos operacionais". Ainda segundo a companhia, a mudança já consta no sistema de vendas e os clientes que já tinham adquirido bilhetes estão sendo acomodados em outros voos. Em caso de dúvidas, os compradores podem procurar os canais de atendimento da empresa ou a agência onde adquiriram as passagens.
Não é primeira vez que Caxias recebe voos para Florianópolis. A Azul operou a ligação entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018. Na época, as viagens ocorriam às terças e aos sábados com aeronaves ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros. A operação cumpriu o período previsto, mas não se repetiu nos anos seguintes. Em Passo Fundo, a Azul opera uma linha permanente com a capital catarinense.
Suspensões também para o Rio de Janeiro e Guarulhos
Além do cancelamento do voo para Florianópolis, Caxias também deixou de receber, com a virada do mês, a ligação da Latam com o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A operação ocorria desde novembro às terças e aos sábados, com aeronaves Airbus A319/A320.
A Latam disse que os voos diretos estavam programados para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro e que o trajeto ainda é possível por meio de conexão no aeroporto de Guarulhos. A empresa diz ainda que avalia todas as oportunidades de ampliar a conectividade. Segundo a direção do aeroporto, as aeronaves estavam com boa ocupação. A ligação da Serra com a capital carioca agora ocorre apenas com o voo da Gol, realizado às quintas e aos domingos.
Já a operação da Gol para Guarulhos foi suspensa ao longo de janeiro, mas a previsão é de retomada no próximo mês. O voo para o aeroporto internacional de São Paulo segue atendido pela Latam cinco vezes por semana.
De acordo com o diretor Maurício D'ávila, cancelamentos no período de férias são comuns em Caxias. No entanto, se espera, novas opções ao longo do ano.
— Acredito que com a Festa da Uva em fevereiro, já teremos uma retomada significativa. Apesar de ser um aeroporto regional, vamos continuar trabalhando para trazer mais voos para Caxias, sempre pensando na segurança e em melhorar a infraestrutura para melhor atender os clientes das cias aéreas.
Horários e destinos em janeiro
Gol
- Caxias-Galeão (RJ): quintas e domingos, com chegada na Serra às 15h45min e partida às 16h30min
- Caxias-Congonhas (SP): domingo a sexta, com chegada na Serra às 12h40min e partida às 13h25min
Azul
- Caxias-Campinas (SP): domingo a sexta, com chegada na Serra às 14h25min e partida às 15h15min. Aos sábados, chegada na Serra é às 9h50min e partida às 10h35min
Latam
- Caxias-Guarulhos (SP): segundas, quartas, quintas, sextas e domingos, com chegada na Serra às 9h e partida às 9h40min