O cachorro debilitado e machucado que circulava pelas ruas de diversos bairros de Caxias do Sul foi resgatado pela ONG Proteção Animal Caxias (PAC). O caso ganhou repercussão nas redes sociais e mobilizou diversas pessoas devido às lesões que o cão apresentava. Batizado de Cláudio BR, o cachorrinho já havia sido atropelado e depois fugiu do lar temporário onde estava e continuou vagando pelo município acompanhado de outros quatro cães. A situação piorou quando ele aparentou sinais da doença do carrapato. O resgate foi feito no último sábado (30) na Avenida Rio Branco, no bairro Rio Branco.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) havia sido acionada, mas alegou que não conseguiu localizar o cão. Na última quinta-feira (28), o coordenador de proteção animal da pasta, Paulo Vinícius Bastiani, explicou que a equipe saiu três vezes em busca do animal no dia anterior, quarta-feira (27). Os agentes estiveram nos bairros Rio Branco, Charqueadas, Kayser e Santos Dumont. Bastiani garantiu que, caso alguém localizasse o cachorro e estivesse disposto a cuidar dele, poderia acionar a Semma, no horário de expediente, para que a equipe fizesse o atendimento inicial.
De acordo com a presidente da PAC, Cátia Giesch, devido ao estado de saúde do cão não havia como esperar pelo atendimento da Semma, que é apenas durante a semana e sem plantão aos finais de semana. Ela explica que a PAC precisa de ajuda para pagar pelo atendimento veterinário.
— Ele estava muito ruim e tinha que ser internado com urgência. Não tinha como esperar, e a Semma alega que no momento que você tirou de via pública, eles não podem fazer mais nada, então tivemos que recolher. No sábado, recebi uma foto dele e com a ajuda de um protetor independente resgatamos ele porque está bem debilitado. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de carrapato, alguns do tamanho de um bolinha de gude —ressalta Cátia.
Ela afirma que o cachorro segue internado em uma clínica veterinária da cidade. Cátia esclarece ainda que a PAC que não tem canil para isolar o cachorro que precisará de recuperação, e não pode ser castrado no momento, o que provoca brigas entre cães machos. Por isso, pede ajuda com lar temporário:
— Os outros (cães que estavam com Claúdio BR) também devem estar minados de carrapato e daqui a pouco vão começar a ficar doentes também —diz ela.
Ajuda
Quem quiser ajudar o cão pode doar diretamente na ProCão na Rua São Paulo, 626, no bairro Jardim América. Basta avisar que é para o cão Cláudio BR resgatado pela PAC. Também é possível fazer doações para o Pix da ONG no CNPJ 15.329.693/0001-38.