A pequena cidade de Frei Paulo, localizada no interior de Sergipe, será o destino de um grupo de oito alunos e dois professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os voluntários vão participar de uma missão do Projeto Rondon, organizado pelo Ministério da Defesa, em parceria com universidades de todo o país.
Os acadêmicos embarcam dia 17 de janeiro de 2024 para a Operação Mangabeiras, com retorno previsto para 4 de fevereiro. Neste período, irão desenvolver na comunidade da cidade serviços sociais e ações de cidadania ligadas às áreas de meio ambiente, comunicação, trabalho e tecnologia.
Ao chegar na capital Aracaju, a equipe da UCS será acolhida pelo batalhão local do Exército para preparação conjunta com a outra equipe acadêmica que participará da missão na cidade, do Centro Universitário Alfredo Nasser, de Goiânia (GO), e ficará responsável pelas ações na área da saúde. Após o treinamento, as equipes partem em missão para o município de Frei Paulo, distante cerca de 75 quilômetros de Aracaju.
A UCS participa do Projeto Rondon há cerca de 10 anos, tendo oportunizado a mais de 100 acadêmicos essa experiência social em diferentes cidades do país. As equipes buscam levar conhecimento às comunidades atendidas pelo projeto, mas também aprendem com a realidade e diversidade cultural, ambiental e social encontrada em cada região.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do governo federal, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da soberania nacional.
Os recursos financeiros têm sua origem no orçamento do governo federal, complementados por emendas parlamentares e pelo estabelecimento de parcerias com órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como de entidades privadas. Em nível operacional, o projeto tem apoio das Forças Armadas, que proporcionam suporte logístico e de segurança necessários às operações.