Milhares de moradores da Serra aproveitaram o final da tarde desta sexta-feira (29) de tempo seco e o feriadão de Ano-Novo para se deslocarem ao Litoral Norte. Até as 20h, 16.320 veículos haviam passado pela Rota do Sol, principal via de acesso entre as regiões, segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). O número supera a média prevista para o dia, que era de 13,8 mil.
No total, 69 mil veículos devem passar pela RS-453 durante o feriadão. O maior movimento previsto pelo CRBM era para o final da tarde de sexta-feira e também na manhã deste sábado (30), na ida. Já a volta deve ter grande circulação de carros no final da tarde de segunda-feira (1º) e manhã de terça-feira (2).
Em deslocamento pela RS-453, a reportagem do Pioneiro encontrou um ponto de lentidão próximo ao radar instalado perto do trevo de acesso a Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul, ainda à tarde. Neste ponto, os condutores também devem estar atentos a pequenas quedas de barreira com árvores caídas nos acostamentos dos dois lados da via. Ainda conforme o CRBM, até as 20h não houve nenhum registro de acidente na Rota do Sol. Também não há nenhum bloqueio na rodovia.
Outro ponto observado foram diversos flagrantes de ultrapassagens indevidas, ou seja, em locais com faixa contínua para as duas vias. O ato é considerado infração gravíssima e, além de representar a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também resulta em multa de R$ 1.467,35.
Motoristas que precisarem de atendimento durante a viagem podem ligar para os telefones 192 (Samu), 193 (Bombeiros) e 198 (CRBM).