Funcionários trabalham, na manhã deste sábado (16), no que restou da estrutura da mostra Van Gogh & Impressionistas, em Caxias do Sul. A exposição estava localizada no estacionamento do Shopping Villagio Caxias e desabou após o temporal registrado no fim da tarde de sexta-feira (15). Ao menos 12 pessoas tiveram ferimentos sem gravidade, segundo a comunicação do shopping.
O local está todo isolado com fitas e cones, impedindo a passagem de pedestres ou veículos. É possível verificar estruturas metálicas retorcidas, a lona bastante rasgada e boa parte dela ao chão. Nesta área isolada, funcionários trabalhavam na parte externa da tenda para avaliar os danos. O restante do estacionamento do centro de compras continua funcionando, com a movimentação de carros.
A reportagem contatou a comunicação do shopping sobre atualizações do caso. A informação é que uma nova nota será enviada, contudo, ainda sem horário, uma vez que, segundo a assessoria, “alguns processos demandam tempo”.
A exposição abriu ao público no dia 9, sábado passado, em um complexo que ocupava uma área de 2,4 mil metros quadrados. Eram mais de 150 reproduções de obras de Van Gogh projetadas nas paredes de todos os ambientes da exposição. A mostra ficaria em cartaz até janeiro de 2024.
Reembolso do valor do ingresso
Conforme funcionários da exposição, que estão em um quiosque no shopping, todos os reembolsos estão sendo feitos de forma automática. Os clientes irão receber a comunicação via e-mail e WhatsApp cadastrados no momento da compra. Se for compra via Pix, o estorno acontece em até sete dias. Em cartão, em até três faturas de acordo com a bandeira do cartão. Mais informações pelo site ingresso.com ou pelo e-mail: contato@lightland.com.br.
Proprietários de veículos avariados serão ressarcidos
O Villagio Caxias Shopping informa que os proprietários dos veículos atingidos serão ressarcidos. Já os ingressos serão reembolsados pela produtora do evento. O telefone da Central de Atendimento é (54) 2991-8271.
"Em menos de 30 segundos a tenda se desfez"
O jornalista Anderson Costa, de São Marcos, era um dos visitantes que presenciou a queda da estrutura na tarde de sexta-feira (15). Ele estava acompanhado da esposa Bárbara e conta que sofreu apenas um raspão no braço. Anderson entrou no local às 17h30min.
— A chuva recém havia iniciado, mas ainda sem os ventos e nem o alto volume de chuva. Teve uma pequena espera até a quantidade total de pessoas chegar para o início da exposição. Creio que o temporal em si, se deu entre 20 a 30 minutos após a entrada, algo por volta das 18h — relembra.
Sempre atento com as questões de segurança, o jornalista diz que verificou a saída de emergência logo ao chegar. Após, fez o primeiro primeiro trajeto que contava a história de Van Gogh e suas obras por meio de totens em formato de labirinto, até chegar na parte onde ficava um espaço mais amplo e cheio de projetores que exibiam as imagens das pinturas.
— Logo que entramos nesse espaço houve uma queda de luz. Esse momento me chamou a atenção. Em seguida, pareceu ser chuva de pedra, ou um tromba d'água bem forte, pelo barulho que faz sobre o teto da tenda, e o vento começou a arrancar parte da lona do teto. Após a lona ser arrancada, a estrutura metálica começou a ruir — detalha.
Costa diz que o que mais o impressionou foi a velocidade com que tudo ocorreu:
— Em menos de 30 segundos a tenda se desfez.
Após saírem do local e encontrarem dois amigos que também estavam na mostra, Anderson e Bárbara tiveram que ir ao shopping comprar roupas novas e toalhas.
— Tinha brigadistas ou bombeiros civis, não sei dizer ao certo, dentro da exposição. Acredito que isso até tenha ajudado na velocidade em regatar quem possivelmente precisasse de ajuda — destaca.