Qualificar e ampliar a participação das mulheres na Cooperativa Vinícola Aurora são alguns dos objetivos do Comitê Elas Pelo Coop. O programa foi lançado na tarde desta segunda-feira (20), em Bento Gonçalves, em um evento fechado e dedicado ao público feminino. O grupo terá representantes de 20 núcleos (comunidades), sendo que o primeiro mandato terá duração de dois anos. São associadas e esposas de associados da cooperativa que vão estar à frente da iniciativa.
A intenção é de que a partir da safra do ano que vem as 20 mulheres passem por um extenso programa de formação. Em 2025, o comitê terá como missão apresentar um plano de trabalho, com ações elaboradas a partir das demandas identificadas em cada comunidade.
— Os objetivos do comitê são aumentar a representatividade feminina nas ações da Aurora, difundir a educação cooperativista entre as mulheres, formar futuras lideranças femininas na agricultura familiar e criar um espaço de reflexão de temas de interesse do grupo — explicou a analista do setor social da companhia, Jessyca Bolzan.
Durante a apresentação, Jessica lembrou que a ideia do comitê surgiu em 2022, a partir de apontamentos das próprias associadas. A criação do grupo foi aprovada no mesmo ano e, atualmente, está alinhada ao movimento nacional de formação de lideranças femininas encabeçado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O presidente do Conselho de Administração da Aurora, Renê Tonello, recomendou que as associadas aproveitem a oportunidade de aprendizado e reforçou a importância da mulher para a cooperativa e nas propriedades.
Atualmente, a Aurora conta com 220 cooperadas, 165% a mais em comparação com uma década atrás. No quadro de funcionários são 216 colaboradoras, o que corresponde a mais 40% do total. Cargos de lideranças em setores estratégicos, como Recursos Humanos, Turismo, Administração e Quadro Social, são ocupados por mulheres.
— Sabemos que o papel das mulheres na nossa comunidade vai além do trabalho nos vinhedos. É uma contribuição valiosa que molda o presente e o futuro da Aurora — completou o gerente geral de Marketing e Vendas da cooperativa, Rodrigo Arpini Valerio.
"Tenham coragem de enfrentar a vida"
Uma das cooperadas que integrará o Comitê Elas pelo Coop é a empreendedora Alexandra Garbin, 46 anos. Ela representará a comunidade Eulália Baixa, de Bento Gonçalves. Além da atuação na viticultura, com produção de variedades como isabel e seibel, é proprietária do restaurante Recanto Flores e Sabores, que fica junto da propriedade familiar.
Com tradição familiar no cooperativismo — os pais dela são associados à Aurora há mais de 50 anos — ela diz que é um orgulho e uma satisfação pessoal fazer parte do comitê.
— A mulher vem ganhando um espaço. É um destaque na sociedade e cabe a nós fazermos essa diferença — ressalta.
No palco, a viticultora Gentilha Gonzatti, 62 anos, foi a escolhida para falar em nome das 20 mulheres do comitê. Ela lembra que ficou viúva aos 42 anos, com dois filhos para criar e uma propriedade para tocar. Contou que as dificuldades não foram motivo para parar:
— É possível, sim, mudar. Já passei por muitas dificuldades, mas hoje estou bem, graças a Deus, e quero dizer que é possível, sim, uma mulher administrar e administrar muito bem. Tenham coragem de enfrentar a vida, que tudo vai dar certo — aconselhou ela, que cultiva, juntamente com um genro e um funcionário, as variedades como bordô, moscato híbrido e lorena, em Monte Belo do Sul.
A participação feminina na cooperativa
- Número de cooperadas cresceu de 83 para 220 associadas, entre 2013 e 2023, um aumento de 165%.
- A média de idade das produtoras cooperadas é de 58 anos.
- No quadro de funcionários são 216 colaboradoras, 40,8% do total de empregados da companhia.
- A média de idade das funcionárias da cooperativa é de 37,1 anos.
- O tempo médio de atuação na organização é de 7,7 anos.
- Entre os menores aprendizes, 14 são mulheres.
- No programa Aprendiz Cooperativo do Campo, do total de 79 formados, 45 são jovens.
Fonte: Cooperativa Vinícola Aurora
Quem são as 20 integrantes do Comitê Elas pelo Coop
- Maiana Salton - Linha Paulina, Bento Gonçalves
- Rosilene Zacaron - Faria Lemos, Bento Gonçalves
- Patrícia Pedrotti - Tuiuty, Bento Gonçalves
- Vanilse Possamai - São Valentim (Ala Norte), Bento Gonçalves
- Eda Ozelame - São Valentim (Ala Sul), Bento Gonçalves
- Sandra Cimadon - Linha Alcântara, Bento Gonçalves
- Rojane Smalti - Vale Aurora, Bento Gonçalves
- Alexandra Garbin - Linha Eulália Baixa, Bento Gonçalves
- Estela Frare Rossato - Linha Eulalia Alta, Bento Gonçalves
- Débora Lanfredi - Busa/Graciema, Bento Gonçalves
- Giovana Lazzarotto Mejolaro - Linha Leopoldina, Bento Gonçalves
- Dilce Ferro - Ala Norte, Monte Belo do Sul
- Gentilha Gonzatti - Ala Sul, Monte Belo do Sul
- Daiane De Toni - Linha Brasil, Pinto Bandeira
- Edena Pavan Moroni - Pinto Bandeira
- Angelica Belli - São Valentim do Sul
- Carla Sperança - Cotiporã
- Márcia Grapeggia - Lajeadinho, Veranópolis
- Ivone Riboldi Belle - Linha Buratti, Bento Gonçalves
- Cristiane Arsego Strapazzon - São Pedro, Bento Gonçalves