Um homem de 64 anos foi condenado a pagar multa de R$ 14.873,20 por correr e realizar manobras com um carro alugado no autódromo de Guaporé, na Serra. Ele é morador de Santos, em São Paulo, e a locação ocorreu em uma agência do Aeroporto de Passo Fundo. O documento oficial com o valor da multa foi publicado nesta quarta-feira (8) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Conforme registrado pelo equipamento de telemetria do próprio veículo, o motorista teria feito 829 manobras consideradas prejudiciais ao carro.
Segundo a decisão, o caso aconteceu no dia 25 de agosto do ano passado. Na ocasião, entre as 15h30min e as 17h32min foram registradas "inúmeras voltas" no local feitas com o carro modelo Fiat Cronos Drive 1.3. Ao todo, foram contabilizadas 12 acelerações leves, 358 curvas bruscas e 22 freadas também bruscas. O valor da multa a ser pago corresponde a 20% do preço total do veículo na tabela Fipe.
Pelo contrato de locação, feito pelo motorista com a Localiza Rent A Car S/A, o carro foi utilizado de forma que "desrespeitou a boa fé contratual", onde as manobras feitas foram consideradas "incompatíveis com a utilização normal do veículo", descumprindo as regras do aluguel.
Em conversa com a reportagem, nesta quinta (9), o advogado José Cordeiro Santiago, que representa o homem, afirmou que a decisão será discutida com o cliente e, no momento, nenhuma informação será divulgada publicamente.
O advogado Bruno Santicioli, da Dotta Donegatti Lacerda Advogados, responsável pela defesa da locadora, afirmou que a decisão foi positiva para gerar visibilidade à importância de cuidado e respeito com veículos alugados.