A chuva intensa acompanhada de vento registrada neste final de semana, especialmente na madrugada desta segunda-feira (13), provocou estragos em cidades da Serra. Há casas destelhadas, registros de alagamentos e queda de árvores na área central e em estradas das cidades de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Serafina Côrrea e Gramado.
Em Caxias do Sul, uma casa foi interditada na Rua Juarez Alves da Silva, no bairro Século XX. Segundo o Corpo de Bombeiros, caiu um muro de contenção da residência do vizinho sobre a moradia, por isso os moradores foram retirados do local, e a casa isolada. Há diversos pontos de alagamento na Perimetral Norte e também na rotatória da Avenida São Leopoldo com a BR-116. A chuva abriu um buraco na descida da Rua Ludovico Cavinatto, nos pavilhões da Festa da Uva, no bairro Nossa Senhora da Saúde.
A corporação também recebeu diversos chamados de casas alagadas. Em um dos pontos na Rua Padre Nóbrega, perto da Rua General Sampaio, no bairro Rio Branco, os bueiros não deram vazão e a água entrou em residências. Moradores afirmam que acionaram a prefeitura e que já haviam contatado o poder público anteriormente sobre a situação. Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria de Obras afirma que o "município esta ciente do fato, já falou com o morador do local e adotará providências assim que o tempo estiver firme".
Há também relatos de casas destelhadas no bairro Cinquentenário e de árvores caídas em pontos da RSC-453, a Rota do Sol, mas sem bloqueios. Na Rua Antônio Gattermann, no sentido para a chamada Pedreira do Guerra, há pedras e uma árvore caída, que bloqueia parcialmente a passagem.
Na RSC-452, em Nova Palmira, na descida para o município de Vale Real, também há queda de árvore, mas sem bloqueios. Já o tráfego de veículos na BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis, está bloqueado desde a tarde de sábado. A interrupção ocorre no quilômetro 181 da rodovia, que opera com restrições desde junho deste ano. Não há previsão de liberação. O bloqueio ocorreu pela chuva e também por problemas na operação dos semáforos que regulam o trânsito nos dois sentidos da rodovia.
No município de Serafina Côrrea, os bombeiros atenderam a diversas ocorrências, especialmente na RS-129. De acordo com a corporação foram registrados transtornos em cerca de três quilômetros após um forte vendaval. A equipe trabalhou durante a madrugada para retirada de árvores e pedras da via, que não está interrompida. Os bombeiros também foram acionados para atender a duas casas que foram destelhadas e precisaram de lonas.
Em Carlos Barbosa foram registrados alagamentos e um destelhamento de casa no bairro Dei Fiori por volta das 4h30min. Em Gramado, os bombeiros atenderam a um chamado de casa destelhada no domingo, mas não foram acionados durante a madrugada.