A professora Sônia Feier conseguiu um local para dar início à ideia da startup que criou aos 70 anos. Em um café, dentro da principal agência do Sicredi de Gramado, o espaço criado para expor e vender produtos artesanais começa a dar os primeiros passos.
A iniciativa, chamada inicialmente de Casa da Artesã, surgiu durante o projeto Cocreation Social Lab Mulher Gramado, promovido pelo Sebrae Delas em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. Nas aulas, realizadas em junho, mulheres com diferentes idades e ideias aprenderam sobre empreendedorismo. A partir disso, Sônia entendeu o problema que gostaria de solucionar: a falta de espaço para que artesãos possam expor e vender os próprios produtos.
— Fui procurada depois da reportagem (sobre Cocreation Social Lab Mulher) e estou muito feliz, em busca de fazer acontecer meu projeto. Estou no café há dois meses e o projeto está sendo validado ao lado de uma colega do curso. Estamos nesse espaço lindo, bem no coração da cidade. Meu objetivo continua sendo ajudar as artesãs — conta Sônia.
Além do espaço no café, Sônia também foi convidada para ser responsável pela exposição do Sebrae Delas, que ocorre até o próximo domingo, 8 de outubro, das 10h às 20h, na Praça Major Nicoletti. A exposição de Sônia no café ocorre nas quintas, sextas e sábados, das 13h até às 18h30min.
A criação da startup
Durante o Cocreation Social Lab Mulher Gramado, foram aplicadas mentorias, workshops e palestras, por meio da metodologia TXM Business, ferramenta que contribuiu com a criação de cerca de 700 startups em todo o país.
Mesmo tendo algumas dificuldades com a tecnologia no início das aulas, Sônia buscou aprender o que precisava e, quando entendia uma função nova, usava o talento como professora para ensinar às colegas .
— Precisei ir atrás de muita coisa que eu não conhecia, até para trabalhar e preencher as coisas na internet. Não sabia como fazer e fui atrás de adquirir esse conhecimento, mas conhecimento nunca é demais, a gente sempre usa, então foi muito válido. Eu já sabia o que era startup, mas não imaginava que o meu projeto ia se transformar em uma. Por meio do conhecimento que recebemos, acabou se tornando uma startup, e foi muito legal — contou, à época.
Os primeiros passos da iniciativa estão sendo dados ao lado de outra colega, que participou com ela de aulas que originaram a startup. A ideia da Casa da Artesã é reunir artistas em um local para confeccionar os próprios produtos e vender para os visitantes que frequentam anualmente a cidade. Os visitantes poderão ainda acessar todos os produtos oferecidos por meio de um site.
A ideia é que o espaço tenha rotatividade entre os próprios artistas, que dividirão as tarefas para que todos possam ter momentos de produzir e vender, sem que fiquem sem tempo de fazer uma coisa ou outra.