Devido às chuvas desta segunda-feira (4), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Ipê, em Caxias do Sul, ficou alagada. A população que buscou atendimento nesta manhã foi orientada a procurar outras UBSs da região ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. Não há previsão para o retorno das atividades. A direção da unidade, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde estão reunidos nesta segunda para decidir os próximos passos.
De acordo com o conselheiro de saúde Claiton Garcia da Cruz, a água entrou por goteiras espalhadas em todo o teto. Há baldes e panos espalhados pelo chão em 90% das salas, além de água acumulada, ocasionando risco de queda tanto dos pacientes quanto dos funcionários. Cruz também relatou que alguns eletrônicos, como computadores e impressoras, queimaram. Por conta disso, a energia das salas foi desligada.
— Há pouco uma empresa terceirizada finalizou uma reforma no telhado, só que foi feito só uma parte, ou seja, não resolveu o problema da unidade — destacou Claiton.
No site da prefeitura, a SMS informa que a situação está sendo avaliada.
"A unidade passou recentemente por reparos no telhado, realizada por empresa terceirizada, que já foi acionada para verificar as condições do local. A situação segue sendo monitorada pela SMS e o contrato é fiscalizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP). "
Caxias não tem desalojados
A chuva forte que caiu nesta manhã de segunda não ocasionou estragos significativos em Caxias. Os registros feitos pela Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros foram de queda de árvores e barreiras em ruas de Caxias e rodovias da região. Contudo, nenhum ponto está bloqueado.
Um dos registros de quedas de árvores desta manhã foi na Avenida Rubem Bento Alves, a Perimetral Norte, próximo ao cruzamento com a Rua Dom Pedro II, no bairro São José. A árvore está sob a fiação elétrica e foi colocada sobre a calçada, para liberar o trânsito no sentido da Casa de Pedra-Rua Moreira César. Ninguém ficou ferido, mas a orientação é que os pedestres evitem circular próximo ao local.
Neste mesmo ponto onde a árvore caiu, há água acumulada na pista, assim como na Avenida Dr. Mário Lopes, na região do bairro Parque Oasis, e próximo ao Enxutão no bairro Santa Catarina, no viaduto da Rua Luiz Covolan. Apesar do acúmulo de água e a possibilidade de aquaplanagem dos veículos, não há interdições no trânsito.
Na linha Conceição da Linha Feijó, interior do município, um poste de energia elétrica caiu, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a prefeitura, não houve registros de desalojamentos em Caxias ou de pessoas desabrigadas. Até o início da tarde a Defesa Civil não precisou interditar nenhuma residência no município.