A Serra contabiliza ao menos três pontes perdidas com o alto nível dos rios, após a enxurrada que atingiu o Estado entre sexta-feira (1º) e segunda-feira (4). No final da tarde desta terça-feira (5), a ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados não aguentou a pressão da água do Rio Carreiro e acabou cedendo.
A informação foi confirmada pelo prefeito Ivelton Zardo em vídeo publicado nas redes sociais. Na manhã desta quarta (6), a prefeitura ainda aguarda baixar o nível da água para dimensionar o estrago na estrutura, mas já considera a ponte perdida. Nesta quarta também deve ser publicado o decreto de situação de emergência no município.
A única alternativa de deslocamento de entrada e saída do município passa a ser o acesso por Veranópolis. Para isso, motoristas devem utilizar a BR-470 e, depois, acessar Cotiporã pela RS-359.
A primeira ponte a cair na região foi a de ferro, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, no final da tarde de segunda, no Rio das Antas. Já no final da noite, a ponte Santa Bárbara, entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, no Rio Taquari, também cedeu.