A ponte do Km 15 da RS-431, no distrito Santa Bárbara, em Bento Gonçalves cedeu e ocasiona bloqueio no trânsito para quem pretende se deslocar em direção a São Valentim do Sul. O trecho fica próximo ao encontro dos rios das Antas e Carreiro, o que pode ter aumentado o fluxo de água e ocasionado a queda parcial da estrutura.
De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, a ponte cedeu no início da noite desta segunda-feira (4), devido às fortes chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira. A parte da ponte que não cedeu apresenta rachaduras. Por isso, a avaliação sobre uma possível reconstrução deve ser feita apenas quando o nível da água baixar, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Sem previsão de liberação do trecho.
Nas margens do rio Taquari, no lado de São Valentim, haviam casas, porém, segundo moradores elas foram levadas pela água.
Demais pontes com bloqueios na Serra
- A ponte de ferro que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul caiu com a força da água do Rio das Antas. Pelo acesso via rio, a balsa entre Nova Bassano e Nova Roma está interrompida e sem previsão de retomada.
- Entre São Marcos e Campestre da Serra, o Km 96 da BR-116, na ponte sobre o Rio da Antas, está totalmente fechada para o trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta terça-feira (05) ocorreu uma avaliação no local e o trecho seguirá interditado nos dois sentidos.
- BR-470, Km 142, Ponte do Rio da Prata, Nova Prata, interditada totalmente.
- Ponte entre Guaporé e Anta Gorda está totalmente debaixo d´água, por isso, ela está fechada para tráfego.
- RS 351, KM 09/ Serafina Corrêa - Bloqueio total, alagamento do Rio Carreteiro.
- RS 130, KM 30/ Venâncio Aires - Bloqueio total, nível do Rio Taquari subindo.
- RS 351, KM 09/ Nova Bassano/ Serafina Corrêa - Bloqueio total, ponte submersa.
- RS 443, KM 12/ Protásio Alves - Bloqueio total, ponte submersa.