Na Serra gaúcha, as cidades de Ipê, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Nova Araçá, Paraí e Bento Gonçalves já decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas que caem no estado desde a última sexta-feira (1). Além disso, os municípios de Campestre da Serra, Cotiporã e Bom Jesus pretendem publicar o decreto na quarta-feira (6). As prefeituras destas três cidades estão finalizando o levantamento dos estragos.
Nova Roma do Sul decretou a situação nesta manhã, por volta de 10h30min. De acordo com o prefeito Douglas Favero Pasuch, o decreto foi necessário devido aos "desastres naturais" causados pela enchente dos rios Da Prata e Das Antas. Dentre os problemas relatados por Pasuch é o desmoronamento da Ponte de Ferro, principal ligação do município para Farroupilha.
A situação de emergência autoriza, segundo Pasuch, mobilização de todos os órgãos municipais, convocação de voluntários e demais medidas que facilitem ações de assistência social aos afetados. Este decreto está em vigor pelos próximos 180 dias.
Também em Bento, o desfile cívico que aconteceria na quinta-feira (7) foi cancelado, em função da situação após a chuva. A chegada da chama crioula deve ser transferida, ainda sem data prevista.
A assessoria da prefeitura de Fagundes Varela informou que toda a cidade está sem energia elétrica, em alguns pontos também há falta de internet e sinal de telefonia. Porém, a prefeitura não pretende decretar situação de emergência. Jaquirana ainda avalia os estragos. Não foi feito o decreto até o momento, contudo as prefeituras não descartam a possibilidade de fazê-lo. Guaporé também não pretende decretar situação de emergência.