Depois de dois dias de trégua, a chuva pode voltar à região da Serra na sexta-feira e no final de semana. Os municípios da região e do Estado ainda se recuperam dos estragos causados desde a madrugada do último sábado (2).
O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) emitiu alerta da meia-noite desta quinta (7) até o meio-dia da sexta-feira (8) no qual aponta perigo de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.
De acordo com o Climatempo, na sexta, uma frente fria associada ao ciclone extratropical que se forma no oceano mantém a chuva em todo o Estado. Dessa forma, o dia será marcado pela chuva na região.
Em Caxias do Sul, o sábado pode ter chuva e temperaturas entre 15°C e 22°C. O domingo já não tem mais previsão de chuva e a mínima pode chegar aos 13° e a máxima aos 23°. Em Bento Gonçalves, a previsão é semelhante. Chuva no sábado e temperaturas amenas, na casa dos 13ºC aos 23ºC. O domingo não terá chuva e as temperaturas chegam aos 24º.
Em Santa Tereza, uma das cidade mais afetadas pelas chuvas da última semana, a chuva pode ocorrer na sexta e no sábado. No domingo, o sol predomina.
No Litoral, em Arroio do Sal, a chuva pode chegar no sábado, mas a probabilidade é mais baixa do que na Serra. A temperatura será de no mínimo 14°C e no máximo 17ºC no sábado. No domingo, a máxima sobe para a casa dos 22ºC.
Em caso de chuva e ventos intensos, o InMet indica:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).