Uma antiga demanda de diretores e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Cavalheiro Aristides Germani, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, começou a sair do papel nesta semana. Profissionais de uma empresa contratada pelo governo do Estado iniciaram os trabalhos na segunda-feira (25) para a reforma do telhado da instituição.
Inicialmente, devido às condições climáticas, as equipes realizaram medições na estrutura e devem fazer a troca das telhas e sustentações apenas quando o clima colaborar. Os problemas na cobertura da escola fazem com que, em dias de chuva, existam goteiras nas salas de aula, que atrapalham a rotina dos 536 alunos da instituição.
O investimento do governo do Estado é de R$ 107,4 mil e faz parte do programa Lição de Casa. A obra tem prazo de 90 dias para ser concluída, é executada pela Grafite Construções e fiscalizada pela 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Caxias do Sul.
Lançado em junho deste ano, o Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e Educação, prevê a realização de 279 obras em 254 escolas até o final do ano. Na Serra, 11 escolas foram selecionadas para o projeto-piloto, sendo oito de Caxias do Sul e três de Bento Gonçalves.
No total, serão destinados R$ 101,04 milhões para a qualificação da infraestrutura das instituições de ensino e a reformulação do ambiente escolar na rede estadual.