A prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a União das Associações de Bairro (UAB), montou um acervo com sapatos, camisas, ternos, gravatas, calças, cintos, vestidos, véus e grinaldas para casais que estão em busca do sonho de oficializar a relação por meio do Casamento Comunitário, que está na 16ª edição. O acervo com os trajes matrimoniais foi instalado na sede da UAB, no bairro Panazzolo.
Os trajes levaram aproximadamente um ano para serem reunidos por meio de doações, que foram classificadas, preparadas e montadas nas prateleiras e araras para exibição. Parte da reposição e da preservação do material ocorrem por meio de parcerias com empórios de moda para noivas e lavanderias.
— Montamos um acervo gigante e, próximo do fim das inscrições, conseguimos trajes para todos. Quem vem não sai sem a roupa, sejam pais, padrinhos ou familiares. No ano passado, 98 se casaram com as roupas do nosso empréstimo. São peças novas e algumas possuem até etiqueta — explica a coordenadora do Casamento Comunitário, Rojane Izoton Branco.
Ainda segundo a coordenadora, em torno de 60 casais já garantiram os trajes. A cerimônia está prevista para o dia 18 de novembro, na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os casais que desejam alugar os trajes serão orientados durante o ato da inscrição, que está prorrogado até o dia 11 de outubro. As vagas são gratuitas e limitadas a 200 casais de qualquer orientação, com renda de até 3,5 salários mínimos.
As inscrições podem ser feitas na sede da UAB e nos cartórios distritais. Os moradores de Criúva, Vila Seca e Santa Lúcia do Piaí podem procurar os cartórios distritais de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (confira a documentação necessária abaixo).
O que levar?
- Solteiros: certidão de nascimento atualizada.
- Divorciados: certidão de casamento atualizada, com a averbação do divórcio e comprovação da situação dos bens,
- Viúvos: certidão de casamento atualizada, certidão de óbito do cônjuge e cópia do formal de partilha, caso o (a) falecido (a) tenha deixado bens a inventariar.
- Menores de idade: apresentar a certidão de estado civil atualizada e comparecer ao cartório juntamente com os pais ou responsáveis legais ou apresentar a certidão de emancipação. Documento com foto e CPF dos noivos e das testemunhas.
Locais de inscrições
- Sede da UAB: Avenida Independência, 2.516, bairro Panazzolo. De segunda a sexta-feira, das 14h às 19h e no sábado, das 9h às 12h.
- Registro Civil de Criúva: na sede do distrito, telefone (54) 3267-8271. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Registro Civil de Vila Seca: RS-453, km 164, s/n, telefones (54) 3267-6134 ou (54) 99925-7445. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Registro Civil de Santa Lúcia do Piaí: Rua Rosa Franciosi Giordani, 110, sala 03, telefone (54) 3266-1286. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.