Vinte e três candidatos irão concorrer às 10 vagas para o cargo de Conselheiro Tutelar de Caxias do Sul, na eleição que ocorre no próximo dia 1º. O edital com o resultado final do processo seletivo, que teve como último passo o processo de avaliação psicológica, foi publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), órgão vinculado à prefeitura.
O número final de candidatos representa aqueles que foram considerados aptos após passar por todas as etapas previstas no edital. Em um total de 32 postulantes, oito foram não recomendados e um se ausentou, resultando no total de 23. O edital nº 22/2023 pode ser acessado por meio deste link.
A comissão eleitoral, presidida pela representante da FAS, Ana Maria Franchi Pincolini, conta ainda com representantes da Secretaria Municipal de Educação, da 4ª CRE, da Secretaria da Receita, da CIC, da Enca (Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente), da Associação Criança Feliz e da Pastoral do Menor.
Na lista a seguir constam o número na urna, o nome completo do candidato e o nome na urna, entre parênteses:
11 - Adriano Gomes Morandi (Adriano Gomes Morandi)
12 - Ana Lúcia Grandi (Ana Lúcia Grandi)
16 - Daiane Cristina Torres (Profe Daiane Torres)
17 - Daiane da Cruz (Dai Cruz)
18 - Evandra Regina Pellin (Evandra R. Pellin)
22 - Janaina dos Ouros (Janaina dos Ouros)
23 - Jeferson José de Morais (Jeferson Morais)
24 - Jeferson Rogério Menin (Jeferson R. Menin)
25 - Josiane Meller Cardoso (Josi Meller)
26 - Josué Orian da Silva (Josué Orian)
28 - Karen Cristine Finger (Karen Finger)
29 - Karine Fortes da Gama (Karine Gama)
31 - Magda Juliana de Macedo Boff (Magda Juliana de M. Boff)
34 - Maria Medianeira Zaltron de Sá (Medianeira Zaltron)
35 - Marielle Damião Munari (Marielle Munari)
36 - Marjorie Monique Sasset (Marjorie Sasset)
37 - Mauricio da Silva Abel (Mauricio da Silva Abel)
42 - Priscila Vilasboa de Abreu (Priscila Vilasboa)
43 - Rafael Neques Machado (Rafael Neques Machado)
45 - Rita Elisabete Correia (Rita Elisabete)
46 - Rodrigo Barbosa da Fontoura (Rodrigo Barbosa - Digão)
50 - Valdneia Borges de Abreu (Valdneia Borges (Val))
51 - Wagner Ricardo Padilha da Silva (Wagner Padilha)
O mandato é de quatro anos a contar da data da posse, que será no dia 10 de janeiro de 2024 em todo o território nacional. Com a eleição confirmada, a presidente da comissão eleitoral, Ana Pincolini, informou à reportagem que uma campanha para estimular a população a ir votar deve se iniciar nesta semana. O voto é facultativo.
POLÊMICA
A homologação do certame para o Conselho Tutelar se dá após uma polêmica ocorrida no mês de agosto. Foi quando o Comdica chamou uma segunda prova, após a primeira não ter atingido o número mínimo de candidatos aptos (foram nove, de 10 necessários para a realização da eleição). Na ocasião, 43 candidatos foram reprovados na primeira seletiva.
Embora os nove aprovados naquela etapa tivessem sido garantidos sem a necessidade de realização da segunda prova, mesmo assim um grupo se manifestou contrário à medida. Eles se sentiram lesados sob o argumento de que os candidatos que fariam a segunda prova teriam um tempo maior de preparação, além de que o período de campanha seria reduzido (pois estava previsto para se iniciar no dia 16 de agosto).
Também um grupo de 15 candidatos reprovados, representados por um advogado, pediu esclarecimentos ao Comdica sobre a primeira prova, alegando erros técnicos e solicitando a troca da empresa terceirizada que aplica o questionário. Apesar das reclamações, não houve continuidade da queixa após análise do Ministério Público (MP).