Ao contrário de Porto Alegre, onde o desfile em comemoração à Revolução Farroupilha foi cancelado em função das enchentes no Estado, a programação será mantida em Caxias do Sul no dia 20. Apesar disso, a celebração vai contar com ações para arrecadação de donativos a quem ficou sem moradia e pertences por conta da cheia de rios. Na Capital, o tradicional desfile será substituído por cavalgadas solidárias, também com o objetivo de coletar doações.
Conforme a 25ª Região Tradicionalista Gaúcha (25ª RT), responsável pelo movimento em Caxias, a atração será uma parada artística e solidária. A programação vai ocorrer na Rua Sinimbu, às 14h30min, e terá a presença de entidades tradicionalistas. Uma alegoria irá transportar equipes da gincana cultural, novidade das celebrações deste ano. Os grupos são formados por integrantes de entidades tradicionalistas com estudantes de escolas do município.
Após a passagem dos participantes da gincana, ocorre o desfile, seguido da parada artística com apresentação de grupos mirins, juvenis, adultos e veteranos, com coreografias e danças. O ato termina com desfile de cavalarianos.
O recolhimento dos donativos na Sinimbu vai ocorrer durante o evento.
— Nós já estamos fazendo isso com as entidades tradicionalistas. A gincana cultural também tem tarefas sociais que é para essa arrecadação — diz Marcia Teixeira, diretora artística da 25ª RT.