Com o objetivo de ampliar a doação de sangue, a unidade da Marcopolo em Caxias do Sul realiza uma ação entre colaboradores da empresa nesta quarta-feira (16). No total, 300 trabalhadores se inscreveram para participar da campanha, que será destinada ao Hemocentro Regional (Hemocs).
De acordo com os organizadores, a Marcopolo foi contatada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) devido à necessidade de repor as bolsas de sangue do Hemocentro, visto que os estoques estavam baixos. A partir disso, o serviço de comunicação interna da empresa divulgou a informação aos colaboradores.
Segundo a enfermeira responsável da Marcopolo, Juliana Camassola, os funcionários acessaram um link, preencheram um cadastro e responderam perguntas que determinaram aqueles que estavam aptos a participar. Dos 300 inscritos, 90 deles realizam a doação durante esta quarta-feira. Os demais trabalhadores serão orientados pela empresa a realizar a doação diretamente no Hemocs.
— Só em Caxias do Sul temos mais de 8 mil colaboradores ativos. Temos mantido contato com o Hemocs, e quando tem uma baixa no estoque eles nos contatam e repassamos essa informação para os funcionários, orientando eles a irem doar. Nós criamos um banco de dados de doadores e mantemos esse contato para direcioná-los quando os estoques estão em baixa — comenta a enfermeira.
De acordo com a gerente social e de saúde da Marcopolo, Jaqueline Taschetto, essa ação estimula a solidariedade e a cidadania, além de incentivar outras empresas a criarem campanhas:
— É muito interessante porque estimula que outras empresas também façam essa ação. A ideia é que a gente realize essa campanha dentro da empresa duas vezes ao ano. Por isso, incentivamos nossos colaboradores a participar, e todos eles são muito receptivos. Com isso estimulamos a solidariedade e a cidadania — afirma Jaqueline.