Enfrentar as barreiras impostas pela vulnerabilidade social não é uma tarefa fácil. Exige esforço imenso e trabalho em equipe. E é justamente esse tipo de iniciativa que está sendo desenvolvida por moradores do bairro Santa Fé, na zona norte de Caxias do Sul.
Cerca de 20 integrantes da comunidade estão participando de uma ação para reformar o centro comunitário do bairro. Durante o mês de julho, os voluntários limparam e organizaram o salão para que pudessem pintar as paredes internas e externas do imóvel. De acordo com o presidente do bairro, Celenir Marculan Ramos, mais conhecido como Brecha, o salão não recebia melhorias havia cerca de 20 anos.
— Queremos dar para a comunidade um salão melhor, com uma estrutura melhor. Ele (o salão) é do povo. É uma coisa tão grande que estava abandonada... Então como ganhei a presidência do bairro neste ano, esse era um dos meus objetivos. Recuperar o salão e devolver para a comunidade, mas não é nada fácil — disse.
Natural de Barracão, Ramos se mudou para Caxias e reside no Santa Fé há 40 anos. Em 2 de junho deste ano, foi eleito presidente do bairro e permanecerá no cargo até 2025. Por estar inserido no dia a dia da comunidade, Ramos conhece cada um dos problemas que a comunidade enfrenta e, por isso, decidiu tomar a iniciativa de reformar o salão comunitário.
— Fui atrás das pessoas que concordaram em ajudar nas melhorias do salão e estamos executando tudo com a ajuda do povo. Fui buscando ajuda de um morador aqui e ali, tudo nesse último mês (julho), desde as tintas e a lavagem. [...] Realizar a reforma traz um sentimento de contribuir o que a comunidade me deu nesses 40 anos, porque, quando a gente precisou, eles no acolheram. A nossa forma de agradecer é devolvendo esse espaço para a comunidade — destacou.
Para dar uma cara nova ao salão comunitário, os moradores desembolsaram valores para bancar o custo das tintas e dos materiais para a reforma. Além da pintura, serão reformados os banheiros. Após concluída a obra, o salão servirá para realizar almoços beneficentes, reuniões e palestras de escolas. Segundo o presidente do bairro, o objetivo principal é voltar a realizar eventos sociais no local para que as pessoas possam usufruir do que "é melhor para o bairro e para a região norte".
— Vamos estar sempre em função para ajudar o bairro daqui para frente. Não vamos deixar mais ele decair. Queremos ouvir nosso bairro pela imprensa olhado pelo outro lado. Claro, o lado ruim existe em qualquer parte da cidade, mas a gente quer trazer a nossa periferia para um cenário melhor do que ela está hoje — afirmou.
Doações
A organização do bairro está em busca de doações de um fogão industrial, dois freezers e espetos para o salão. O objetivo é ter uma cozinha qualificada para eventos e conseguir comprar os equipamentos que estão faltando para o centro comunitário. Também são aceitas doações em dinheiro. Para ajudar, basta entrar em contato com o presidente da comunidade pelo telefone (54) 99635-0405.