O Cemitério Central de Bento Gonçalves, localizado no bairro São Francisco, ganhou reforço na segurança nos últimos dias. O espaço foi equipado com quatro câmeras de videomonitoramento. A instalação faz parte de um projeto da prefeitura de deixar o local mais seguro para a população e coibir furtos e vandalismo.
Conforme o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Núncio, cuja pasta faz a execução administrativa e a fiscalização dos serviços de cemitérios, os trabalhos vêm sendo realizados desde o ano passado. A melhoria incluiu reformas, instalação de iluminação interna em LED e presença de guarda noturna. Esse conjunto de ações, segundo ele, fez com que o local não registrasse nenhuma ocorrência de furto neste primeiro semestre de 2023.
— Acabamos sofrendo bastante com esses pequenos furtos, que incomodavam não só a municipalidade como também quem tem seus entes enterrados. Por isso, fizemos essas ações para diminuir ou evitar esse tipo de ação — comenta o secretário.
A instalação das câmeras de monitoramento é realizada em conjunto com a Secretaria de Segurança (Semseg) e Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC). O próximo passo da prefeitura é estudar a instalação dos equipamentos nos outros dois cemitérios municipais, nos bairros São Roque e Santo Antão.
— No São Roque já temos vigilante e estamos reforçando a iluminação e, no Santo Antão, que é um cemitério um pouco menor, reforçamos a iluminação interna e também vamos verificar a necessidade do videomonitoramento — conclui Núncio.
Além dos cemitérios, outros prédios públicos do município tiveram a instalação de câmeras neste ano. Em janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Botafogo, recebeu 26 equipamentos de videomonitoramento. Além disso, de abril a julho, 21 escolas municipais foram equipadas com vigilância eletrônica. A central de monitoramento funciona na sede da Secretaria de Segurança Pública do município. Agentes da Guarda Municipal acompanham, em tempo real, a movimentação nas escolas.
Já as câmeras posicionadas em ruas passaram de 65 para 137 desde o ano passado, segundo o secretário municipal de Segurança, Paulo César de Carvalho.
— A instalação de câmeras traz redução nos índices de criminalidade, principalmente no furto de veículos e roubo de pedestres, além de que fazer com que os criminosos não ataquem os prédios públicos — avalia Carvalho.