As 46 escolas municipais de Bento Gonçalves vão ter vigilância eletrônica em tempo real. Câmeras começaram a ser instaladas para dar mais segurança à comunidade escolar. Estudantes que passam diariamente pelos corredores da Escola Félix Faccenda, no bairro Municipal, por exemplos, são monitorados a todo momento, segundo explica a diretora da instituição, Nelita Maria Zanovello.
— A importância é que nós temos uma maior segurança para os alunos. A gente pode ver toda movimentação da escola e também dos funcionários, eles estão mais seguros aqui dentro. Inclusive a gente precisa colocar mais algumas câmeras em alguns setores para poder identificar qualquer movimento diferente que há na escola.
Quarenta câmeras já foram instaladas e outros 40 equipamentos devem ser colocados nos próximos dias em toda a rede. Segundo a secretária municipal da Educação, Adriane Zorzi, das 46 escolas municipais, 21 são de Educação Infantil e outras 25 atendem alunos do Ensino Fundamental, Especial e Médio. Do total, 28 prédios já têm algum tipo de controle por câmeras.
— As demais que não têm, estão sendo instaladas desde o mês de fevereiro para que a gente possa fazer esse monitoramento e o cercamento eletrônico — diz Adriane.
A central de monitoramento funciona na sede da Secretaria de Segurança Pública do município. Agentes da Guarda Municipal acompanham, em tempo real, a movimentação nas escolas.
— A pessoa, a diretora, a professora ou o pai que observa alguma irregularidade dentro da sua escola, já liga para o 190 ou o 153. Automaticamente já ocorrerá o despacho de uma viatura, tanto da Brigada Militar como da Guarda Municipal pra que verifique essa ocorrência e dê o atendimento o mais rápido possível. Isso também já vai estar sendo acompanhando pelo centro de monitoramento — diz o secretário de Segurança de Bento, Paulo César de Carvalho.
Na Escola Ulysses Leonel de Gasperi, também no bairro Municipal, as câmeras foram instaladas na entrada, nos fundos e em corredores. A instituição tem 256 estudantes e oferece atividades em todos os turnos.
— Consideramos muito importante porque nós temos o turno da noite também. Sabemos que não somos só nós que monitoramos, que tem a Secretaria de Segurança que também consegue visualizar as imagens em tempo real, então tornou até o próprio entorno mais seguro, principalmente à noite — exemplifica a diretora Ana Paula Poletto.