Depois de 20 dias operando de forma reduzida, os atendimentos no Centro Pop Rua, em Caxias do Sul, foram normalizados na manhã desta terça-feira (1°). Serviços foram retomados para a população de rua com a assinatura do contrato entre a Fundação de Assistência Social (FAS) e uma empresa responsável pela vigilância e segurança patrimonial da estrutura, que fica localizada no bairro Cinquentenário.
O contrato anterior venceu e um novo convênio não foi assinado em tempo de manter um profissional de segurança de forma permanente na estrutura. Por isso, a oferta de espaço para higiene pessoal, como tomar banho e escovar os dentes, acabou reduzida. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a retomada da vigilância só não ocorreu de forma mais rápida em função de prazos da própria empresa contratada no envio dos documentos e ajuste de planilhas. O novo contrato é válido por um ano e custará, ao todo, R$ 110 mil.
Durante o período, quem precisou desse tipo de serviço era orientado a procurar uma das três casas de passagem do município. O café da manhã era oferecido porque o serviço era acompanhado por agentes da Guarda Municipal. Do lado de fora, eram realizados atendimentos como direcionamento para elaboração de documentos e auxílio a quem precisa de apoio do poder público para retornar ao local de origem.
Segundo um levantamento mais recente divulgado pela FAS, Caxias do Sul tem cerca de 700 pessoas em situação de rua. Os auxílios do município a esse público começam pelo Centro Pop Rua, que direciona para as áreas competentes.