O primeiro final de semana do Festiqueijo, em Carlos Barbosa, já reuniu mais de 3,5 mil pessoas no Centro Cultural Mãe de Deus. No primeiro turno deste sábado (1º), que começou às 10h e segue até as 16h, mais de 1,4 mil ingressos foram comercializados, segundo a organização do evento. Até domingo (2), havia sido contabilizados mais de 4 mil visitantes.
Neste sábado, um grupo de amigos de Porto Alegre e Canoas se reuniu pela quarta vez para prestigiar o Festiqueijo. Caroline Sossi, Camila Tedesco, Felipe Machado, Tamires Leal, Fabio Daneze e Renan Alves Pereira chegaram no Centro Cultural Mãe de Deus assim que as portas do festival abriram. Os amigos têm entre 30 e 38 anos e preferiram aproveitar o evento no final de semana.
— A gente viu que a programação da noite é mais baladinha, então preferimos vir mais cedo. Dá pra aproveitar bem mais chegando cedo — comentou Caroline.
De acordo com o presidente do Festiqueijo, Lari Audibert, a expectativa é superar a marca de 30 mil pessoas até o final do evento:
— Acredito que vamos atingir porque, além dos visitantes locais, temos ingressos comprados por pessoas de Goiânia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Paraíba. Estamos incluindo Carlos Barbosa no roteiro nacional de eventos.
Audibert explique que, para a edição deste ano, o espaço para a circulação de pessoas foi ampliado e foi aberto, pela segunda vez consecutiva, um espaço para os visitantes se sentarem. Segundo o presidente, o Centro Cultural tem espaço para abrigar 2,1 mil pessoas.
O Festiqueijo permite que as pessoas conheçam mais de 40 tipos de queijo, 35 vinhos, 25 espumantes, além de outros pratos que não têm o queijo como base, como churros, salsichão, galeto, polenta e frios.
Elisabete Rossi, 55 anos, e André Moura, 50, são proprietários da vinícola Casa Garcia e participam do Festiqueijo há 18 anos. Para esse primeiro final de semana, ele disponibilizou 200 caixas, com seis garrafas de vinhos, sucos e espumantes aos visitantes:
— Aqui a gente conversa, troca experiências. Depois, quem nos conhece aqui, vai até a vinícola nos visitar. O Festiqueijo é uma excelente vitrine pra nós.
O produto que mais sai durante o evento, segundo Moura, são os espumantes. A expectativa do proprietário da Casa Garcia é ter 500 caixas de bebidas consumidas ao longo dos cinco finais de semana de programação do Festiqueijo.
Na última edição, segundo a organização do festival, sete toneladas de queijos foram consumidas. Divididos pela média do público participante, cada pessoa come cerca de 400g de queijo.
Adquira os ingressos antecipadamente
O festival vai ocorrer em todas as sextas-feiras, sábados e domingos, até 30 de julho. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site festiqueijo.com.br ou no local. Neste ano serão cinco turnos de horários, com tarifas diferentes. Nas sextas, são dois turnos: das 12h às 16h e das 17h às 23h. Nos sábados, o evento recebe visitantes das 10h às 16h ou das 17h às 23h. Já aos domingos há apenas um turno: das 11h às 17h. Os ingressos variam de R$ 105 (infantil, de oito a 12 anos) a R$ 295 (camarote).