Um furto de cabos na rede de telefonia registrado em Caxias do Sul impacta o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, em pelo menos seis municípios da Serra neste final de semana. Segundo a prefeitura, o serviço não está recebendo ligações feitas por meio de linhas da Vivo, e a orientação é que casos de emergência sejam reportados a partir de outras operadoras telefônicas. O Samu disponibiliza também o número (54) 3289-4800, que encaminha as ligações para o mesmo destino do 192 e está sendo divulgado para uso provisório durante a falha na rede telefônica. Ainda conforme a prefeitura, a reposição de cabos está prevista para ocorrer nesta segunda-feira (24).
O comunicado a respeito do problema foi publicado no site da prefeitura na noite deste sábado (22) informando que, além das ligações que partem do próprio município sede, o Samu de Caxias do Sul também concentra os chamados provenientes de Vacaria, Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos.
De acordo com a diretora do Samu em Caxias, Carolina Cunha, o problema começou a ser percebido a partir das 12h da última sexta-feira (21), e parou de funcionar completamente a partir da noite do mesmo dia. Carolina explica que, apesar de o serviço afetado ter sido da operadora Vivo, quem detém a responsabilidade dos telefones tridígitos (como 190, 192 ou 193) e precisa resolver o problema é a Oi.
— Essa instabilidade atrapalha também o funcionamento da logística do Samu como um todo. Nossas equipes trabalham com celulares com linhas da Vivo. O prontuário dos atendimentos é feito por smartphone, e então é feito contato com o médico na central para orientações e para dar seguimento no atendimento. Com esse problema, as equipes não conseguem ligar para a nossa base — relata.