O escritor e cardiologista Francisco Michielin, 79 anos, será o patrono da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A escolha foi divulgada pela secretária municipal da Cultura, Cristina Calcagnotto na noite desta quinta-feira (6), após votação realizada pela tarde. O eleito patrono completará 80 anos no próximo dia 17 de julho. Na feira passada, a obra do homenageado, Espelho da Memória, foi o livro adulto mais vendido da edição.
Segundo Cristina, a escolha se deu pela vida de Michielin dedicada à escrita como jornalista, historiador e cronista.
— (A decisão é) pela importância que ele teve ao longo dessa história que se confunde com a história de Caxias. Ele é médico de profissão, mas muito se dedicou ao jornalismo e à história e serviu de fonte inspiradora para muitos outros escritores também — destaca a secretária.
Michielin iniciou na escrita, ainda de forma informativa, na redação do Jornal Pioneiro, como repórter com apenas 15 anos. Ele acabou desistindo do Jornalismo, indo estudar Medicina em Porto Alegre. Consagrado como cardiologista e professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS), ele voltou a escrever em 1990, focando no mundo literário.
Primeiro, inspirado no cotidiano familiar e história vividas em Caxias e na Capital. Michielin também tem legado na Academia Brasileira de Médicos Escritores, sendo um fundador, e publicando obras da medicina como Um Brinde à Saúde, em 2007, e Doenças do Coração, em 2013.
Juventudista de coração, Michielin também dedicou os escritos para o Esporte Clube Juventude, com as obras Assim na Terra como no Céu e Juventude, Paixão e Glória. E retornou ao Pioneiro, em 2016, como colunista do Jornal.