Um momento sempre exaltado no Brasil, a neve prevista em São José dos Ausentes não era uma expectativa exclusiva dos turistas. Moradores locais ficaram frustrados com a ausência da paisagem branca na madrugada desta sexta-feira (14). Apesar da previsão do fenômeno, os visitantes não apareceram por conta, segundo empresários locais, dos impactos do ciclone extratropical.
Até mesmo para os residentes mais experientes, a falta de neve foi estranha. O aposentado Sérgio Boff comenta que tinha certeza que iria nevar. A descrença só surgiu quando, no meio da madrugada, baixou a cerração.
— Quando ela (cerração) baixa, aí não tem mais neve. Mas essas nuvens brancas são um sinal de que ainda tem chance, acho que ainda vai nevar nesta tarde (de sexta) — diz, confiante.
Quem também estava com a esperança de ver neve era André de Moraes, morador de Ausentes há sete meses.
— Minha esposa é servidora pública, nos mudamos por causa dela, queremos pegar neve aqui antes de nos mudarmos novamente. Ficamos até a 1h esperando — afirma Moraes, natural de Antônio Prado.
Apesar de meteorologistas não apontarem mais chance de neve nos próximos dias, para viver a expectativa que vem junto às baixas temperaturas, familiares de Moraes passarão o final de semana na região dos Campos de Cima da Serra no aguardo da queda dos flocos de gelo.
A formanda em Direto Cárita Rocha, também moradora de São José dos Ausentes, conta que, apesar de achar que ia nevar, não ficou acordada na madrugada esperando:
— Para nós já é normal, mas achei que hoje (sexta) ia acordar com tudo branquinho.
Segundo meteorologistas da Climatempo, a ausência fenômeno se deu ou por algum ponto da atmosfera estar com uma temperatura mais elevada e, assim, não formando os flocos, ou porque estes derreteram no meio do caminho.
A explicação foi visível em Ausentes. Entre a meia-noite e as 2h, a chuva era intensa no município. Os termômetros das ruas marcavam 1ºC, enquanto a sensação térmica era negativa, de pelo menos -1ºC.
Falta de turistas
As ruas de Ausentes estavam totalmente vazias pela madrugada desta sexta, assim como na noite de quinta-feira (13).
Para empresários locais, uma queda de barreira na BR-285, na Serra da Rocinha, em Santa Catarina, principal via de acesso a Ausentes para outros estados brasileiros, desmotivou muitos visitantes. O trânsito no local ficou bloqueado até as 17h30min de quinta.