Com a chegada do inverno, os animais do GramadoZoo ganharam banquete especial para aguentarem a estação fria. Durante toda o período, os bichos do zoológico de Gramado recebem um reforço na alimentação: amendoim, milho crioulo, polenta e pinhão são alguns dos alimentos oferecidos para as aves e primatas.
Como o inverno exige uma série de cuidados especiais, a equipe técnica do zoológico também passou a promover atividades de enriquecimento ambiental propícias para a temporada de frio. Assim, no recinto das aves do Brasil, araras, papagaios e tucanos receberam polenta com sementes. Mutuns e seriemas também curtiram a novidade da "pizza de polenta".
No recinto dos bugios-pretos, a família inteira curtiu um bolo de polenta acompanhado de amendoim e folhas. Segundo a bióloga e responsável técnica do GramadoZoo, Tathiana Gosaric de Barros, é necessário equilibrar a alimentação dos animais durante o inverno:
— Oferecemos nutrientes mais calóricos para que eles mantenham o bem-estar.
Em relação às atividades propostas aos animais, onças, pumas e outras espécies passam a praticar atividades aeróbicas para manter o corpo aquecido. Além disso, a bióloga destaca que os recintos possuem áreas climatizadas.
Interessados em visitar o GramadoZoo devem adquirir ingresso pelo site do zoológico. As entradas custam R$ 95 (crianças menores de três anos não pagam). Em junho, o GramadoZoo abre das 10h às 16h de quarta a domingo.