Com 23ºC no termômetro e uma tarde ensolarada, milhares de fiéis lotaram a Rua Sinimbu na tarde desta quinta-feira, em Caxias do Sul, para acompanhar a celebração da Missa Campal de Corpus Christi, a cargo bispo Dom José Gislon. A missa iniciou às 15h, e após haveria procissão até a Igreja de São Pelegrino, onde uma nova celebração está marcada para as 18h.
Além de manifestar sua fé, a ocasião também serviu para muitos caxienses demonstrarem a sua solidariedade, através de doações para a campanha Hospedagem Solidária, que irá iniciar na próxima segunda-feira, oferecendo abrigo e refeições para pessoas em situação de rua durante o inverno. Foram recebidas doações de lençóis e cobertores, além de valores em dinheiro.
Houve quem chegasse com uma sacola cheia, com dois ou até três cobertores. Foi o caso de Virgínia Maria Orsi de britto, 57, que fez sua entrega minutos antes do início da missa.
- É um gesto que faço todos os anos, porque se eu posso deitar numa cama quente para dormir, também quero que outras pessoas possam. Compartilhar faz bem. É um ato de solidariedade e de empatia - diz Virgínia.
Idealizador do projeto, o frei Jaime Bettega destacou a importância de cada doação para fazer acontecer a Hospedagem Solidária:
- Não existe fé que não leve à caridade. Toda manifestação da fé cristã nos coloca na dinâmica do amor ao próximo, que é inseparável do amor a Deus. Por isso poder conjugar a caridade, no dia de Corpus Christi, é algo muito bonito e pleno, que confirma a finalidade da nossa existência. Nós somos o bem que nós fazemos.
Conforme o pároco da Catedral Diocesana, padre Volnei Vanassi, a Igreja costuma recolher entre 300 e 400 cobertores e cerca de R$ 5 mil a cada ano no feriado de Corpus Christi. As doações serão encaminhadas para a ação social e eventual excedente será direcionado para entidades assistenciais da cidade.
A Hospedagem Solidária segue até o mês de setembro. Além de um espaço para dormir durante as noites de inverno, as pessoas em situação de rua recebem jantar e café da manhã. No ano passado, cerca de 500 homens foram atendidos pelo projeto e mais de 10 mil refeições foram distribuídas.