A tradicional festa em honra a Santo Antônio, em Bento Gonçalves, chega à 145ª edição em 2023. Nesta terça-feira (13), as celebrações têm como lema "Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”, baseado na Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e fome”. De acordo com o padre Volmir Comparin, pároco da Paróquia e Santuário de Santo Antônio, a festa é uma característica do povo de Bento Gonçalves.
— Há 145 anos, um quadro trazido pelo padre Giovanni Menegotto deu início a toda essa bela história que é, ao mesmo tempo, bálsamo para as dores dos fiéis e força para a caminhada da Igreja e da sociedade. Por isso, festejar o padroeiro é fazer memória da história do nosso povo e continuar pedindo a intercessão dele pela vida e missão da nossa cidade — explica.
A programação começa às 6h, com a alvorada festiva e o toque dos sinos do Santuário. Às 7h será realizada a primeira missa do dia, no Santuário de Santo Antônio. Ao todo, serão cinco celebrações. Além das 7h, elas também ocorrem às 8h30min, 10h, 15h e 18h.
A missa das 15h é campal e será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, seguida de procissão com a imagem do santo pelas ruas centrais da cidade. Todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia de Santo Antônio e por diversas rádios e canais de televisão.
Ao meio-dia, no Salão Paroquial, está programado um almoço festivo. Nesse caso, é necessário comprar ingresso, no valor de R$ 80, na secretaria. A Paróquia de Santo Antônio também vai disponibilizar, durante o dia todo, um ponto de coleta para a campanha de doação de alimentos para a Casa Pão dos Pobres. Quem quiser contribuir, pode procurar as equipes de voluntários nas missas. Segundo Comparin, o objetivo da festa é de reunir os fiéis devotos do padroeiro.
— Esperamos que seja um dia que nos permita viver o ponto alto de todo um processo, iniciado ainda no mês de fevereiro, com a coleta de alimentos, o trabalho com as famílias atendidas pela Casa Pão dos Pobres e a promoção humana, com a qualificação profissional e recolocação das pessoas no mercado de trabalho — destaca o pároco.
Durante o dia, no pátio do santuário, equipes de voluntários vão distribuir os tradicionais pãezinhos, que serão personalizados com o rosto de Santo Antônio e do Menino Jesus. A organização estima que serão entregues mais de 40 mil pãezinhos. Além disso, para quem quiser, os frades franciscanos estarão à disposição para bênçãos individuais e confissões.
— Com o olhar na proposta da Campanha da Fraternidade, trabalhamos a caridade unida à programação religiosa. No altar, o pão consagrado é transformado pela ação do Espírito Santo, no Corpo do Senhor. Na sociedade, pela ação do Espírito Santo, com a intercessão de Santo Antônio, nos transformemos em pão para restaurar a vida de quem perdeu a esperança e a alegria de quem perdeu a paz — pontua Comparin.
Alterações no trânsito
A partir das 19h desta segunda-feira (12), as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro serão bloqueadas da Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário. A restrição ocorre em função da montagem do palco que será utilizado para a celebração da missa campal, marcada para as 15h de terça-feira (13).
Na tarde de terça-feira, os bloqueios serão ampliados a partir das 14h, com interrupção no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Ramiro Barcelos, na Rua Marechal Deodoro, a partir da Saldanha Marinho e na Rua Dr. Antunes, a partir da Barão do Rio Branco. As restrições ocorrem devido à procissão, que será realizada logo após a missa campal. Em caso de chuva, a missa será dentro da igreja e a procissão será cancelada.
Durante a celebração, o acesso de veículos será liberado somente em caso de emergência. Antes do início e após as 17h, porém, moradores da região e clientes do Shopping Bento terão passagem livre. A normalização do fluxo, com a liberação de todas as faixas da Marechal Deodoro, está prevista para as 22h de terça.
Estacionamento
Quem pretende utilizar o carro para se deslocar até o Santuário, o estacionamento do Shopping Piazza Salton terá preço único de R$ 7 para o período de cinco horas. O valor foi definido em parceria com a organização da Festa de Santo Antônio. Até o fechamento da via, o acesso poderá ser realizado pela Rua Marechal Deodoro. Depois, a entrada será pela Rua Barão do Rio Branco com a Doutor Montauri.