Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Gramado realizam, desde a madrugada de terça-feira (9), buscas a Homero de Oliveira, 80 anos, que está desaparecido no município. Aos bombeiros, a família relatou que ele foi visto pela última vez por volta das 14h desta segunda-feira (8), no entorno de uma residência situada em área com extensão total de 70 hectares, em região próxima ao Morro Agudo, na Serra Grande. Após buscas realizadas pelos próprios familiares do idoso, os bombeiros foram acionados, por volta das 3h. Desde então, equipes seguem em revezamento percorrendo a área que é predominada por vegetação nativa. Nesta quarta-feira (10), bombeiros de Vacaria e da Companhia Especial de Busca e Salvamento de Porto Alegre também se integraram à operação, contando com apoio de cães. Conforme relato dos bombeiros que atuam no local, o terreno é bastante acidentado, com pontos de difícil acesso.
"Ele disse que ia tomar chimarrão e assistir televisão", relata filho
Homero reside com o filho, Valdecir de Oliveira, 56, e estava a cerca de 500 metros de casa quando foi visto pela última vez. Conforme relato do filho, os dois estavam em uma plantação de caqui, que hoje é a fonte de renda da família. Esporadicamente, o pai ia até o local para dar uma caminhada.
— De vez em quando ele ia junto para dar umas caminhadas e naquela tarde disse que ia pra casa tomar chimarrão e assistir televisão quando o vimos pela última vez — relata o filho.
Por volta das 16h, Valdecir viu que o pai não havia retornado para casa. Então, ele e os sete irmãos iniciaram as buscas. O filho acredita na hipótese de que o idoso tenha se perdido na mata e diz não entender como isso pode ter ocorrido com idoso que, segundo o filho, não é aposentado, mas vive da pensão da falecida esposa, e estava lúcido.
O caso foi registado junto à Polícia Civil na tarde de terça-feira.
— A princípio há um indicativo de que ele pode estar na região de mata, e nós estamos acompanhando essas buscas e, partir daí estabeleceremos qual vai ser o andamento da ocorrência e quais os rumos vamos adotar por parte da investigação — afirmou o titular da Delegacia de Polícia de Gramado, Gustavo Barcellos.
Homens seguem desaparecidos em Caxias do Sul e São Francisco de Paula
Davenir Grifante de Souza, 61 anos, de São Francisco de Paula, está sendo procurado há mais de uma semana nos Campos de Cima da Serra. De acordo com informações repassadas pela filha de Davenir, Jéssica Dutra de Souza, o pai foi avistado pela última vez em sua residência em São Francisco de Paula. Ela destacou que a família aguarda enquanto a polícia verifica imagens das câmeras de segurança da rodoviária de Caxias do Sul. Contudo, até o momento, não foram repassados indícios sobre o paradeiro do homem. O caso está sob responsabilidade da Polícia Civil de São Francisco de Paula.
Ao mesmo tempo, José Valdor Ribeiro, 54 anos, de Caxias do Sul, não dá notícias aos familiares há cinco meses. Ribeiro foi visto pela última vez em uma chácara nas proximidades do bairro Desvio Rizzo. De acordo com familiares, ele estava vestindo um calção preto, camisa cinza escura e um boné roxo no dia em que desapareceu.
Informações sobre o paradeiro dos homens devem ser repassadas para a Brigada Militar (BM), pelo telefone 190.