As unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul estarão abertas das 9h às 15h, neste sábado (6) para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Apenas a UBS Parque Oásis não estará aplicando as doses porque está fechada para obras. A ação ocorre também em outras cidades da região.
Podem procurar a imunização pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área), crianças (seis meses a cinco anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação), pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Além disso, nas unidades Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê haverá a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais e aplicação de todas as doses para crianças de cinco a 11 anos. Neste mesmo horário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicará vacinas contra a gripe também no ônibus da Cruz Vermelha, que estará na Praça Dante Alighieri. No local, não será disponibilizada a vacina contra a covid-19.
Perguntas e respostas
A chegada do outono trouxe dias com temperaturas mais baixas na Serra, mas, também, dias de calor e sol forte. O clima instável está propício para quadros de doenças alérgicas e virais. Confira a seguir um tira dúvidas sobre os sintomas gripais e quando é necessária a intervenção de um médico:
Há diferença nos sintomas de doenças alérgicas e virais?
Sim. Nas doenças alérgicas, como renite, sinusite, bronquiolite, entre outras, os principais sintomas são coriza, dor de garganta e dor na cabeça. Elas não são transmissíveis. Já a influenza, a covid e o próprio resfriado são causados por um vírus que obstruí as vias aéreas superiores. A umidade e o contato com inúmeras pessoas deixa a transmissão mais suscetível. Nestes casos, a respiração fica trancada, a voz anasalada e a pessoa sente dores no corpo e febre.
Qual a diferença destas com a dengue?
A diferença são sintomas como dor no corpo e febre, mas sem tosse e coriza, já que as vias respiratórias "estão sequinhas".
Quando buscar o atendimento médico?
Sempre que possível. A infectologista Giorgia Torresini Ribeiro destaca que, como alguns sintomas são similares aos das doenças alérgicas e virais, é importante que o paciente busque a ajuda de um profissional para saber qual é o caso e como tratá-lo.
Quando preciso procurar as unidades básicas de saúde?
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas com sintomas gripais procurem a UBS do bairro em que mora para realizar o teste de covid-19. Ele é feito na hora ou, caso não haja disponibilidade no dia, é feito o agendamento.
E se eu testar positivo para a covid-19?
As UBSs têm médicos clínicos ou médicos de Estratégia de Saúde da Família para atendimento da covid-19. A medicação será prescrita pelo profissional.
Onde busco o teste para Influenza?
O teste da Influenza é feito somente com solicitação de um médico. Em Caxias do Sul, a pessoa deve adquirir em uma farmácia. De acordo com a Secretaria de Saúde, não há determinação do Ministério da Saúde para disponibilização de testes de influenza nas UBSs e UPAs.
Preciso ir até a UPA quando estou com sintomas de gripe?
Não. As Unidades de Pronto Atendimento Central e Zona Norte são para serviços de urgência e emergência. Então, as pessoas só devem procurar esses locais se estiverem com sintomas mais graves, como falta de ar, por exemplo.
Se eu demorar para buscar ajuda, a minha situação pode se agravar?
Sim. Giorgia explica que o vírus abre portas para que as bactérias acordem e se agrava para doenças como a pneumonia, por exemplo. A pessoa fica de quatro a cinco dias trancada e, ao chegar ao médico, geralmente já está com a presença do vírus e desenvolveu a infecção bacteriana.
Preciso usar máscara?
Quando a doença for causada por um vírus, é aconselhável o uso de máscara. O paciente pode transmitir a doença durante sete dias. Portanto, a recomendação é que se use a máscara cirúrgica durante este período.