"Falar com o Coração —Testemunhando a verdade no amor (Ef 4, 15)" será a mensagem do Papa Francisco no 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2023. A data é celebrada no próximo domingo (21) e, como forma de evangelização nesta semana que a antecede, o coordenador de pastoral da Diocese de Caxias do Sul, Padre Leonardo Pereira, e o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha passaram pela redação integrada da RBS Caxias, na tarde desta segunda-feira (15).
A dupla trouxe para os jornalistas uma carta escrita pelo papa, lançada em janeiro de 2023, com reflexões sobre a comunicação atual e a forma de comunicar a verdade na visão dele. O documento cita que, nos dois últimos anos, os temas do Dia Mundial das Comunicações prepararam os comunicadores para este ano. Em 2021, o tema foi sobre os verbos ir e ver. No ano seguinte foi “Escutar com o Coração”. Seguindo nesta linha, o Papa sugere uma reflexão neste ano de “Falar com o Coração”.
— Os repórteres que escrevem as notícias têm coração, assim como as pessoas que as recebem. Por isso, as mensagens são de coração para coração — explica padre Leonardo, sobre o trabalho da imprensa no cotidiano dos cidadãos.
As sugestões descritas por Francisco no documento, sugere que os escritores reflitam em subtemas como comunicar cordialmente, a comunicação de coração a coração, falar com o coração no processo sinodal e desarmar os ânimos promovendo uma linguagem de paz.
Padre Leonardo deu uma bênção aos jornalistas do jornal Pioneiro, Rádio Gaúcha Serra e RBS TV, utilizando as palavras do Papa descritas ao final da carta:
— Que o Senhor Jesus, palavra pura que brota do coração do Pai, nos ajude a tornar a nossa comunicação livre, limpa e cordial. Que o Senhor Jesus, palavra que se fez carne, nos ajude a colocar-nos à escuta do palpitar dos corações, para nos reconhecermos como irmãos e irmãs e desativarmos a hostilidade que divide. Que o Senhor Jesus, palavra de verdade e caridade, nos ajude a dizer a verdade no amor, para nos sentirmos guardiões uns dos outros.
O documento completo pode ser lido no site oficial da Diocese de Caxias.