Os dedos cruzados e olhos fechados atrás do palco aguardam ansiosos pelo anúncio do vencedor. Depois do suspense, a voz dos apresentadores da Gramado Summit alivia os tensos competidores que vencem a Batalha das Startups. A disputa ocorre desde a primeira edição do evento, em 2017, e um balanço de todas as edições mostra que, até hoje, seis startups já foram premiadas com cheques que somam juntos cerca de R$ 900 mil. Para os profissionais interessados em disputar a premiação, a próxima edição do Gramado Summit será de 10 a 12 de abril de 2024.
Além das premiações, entretanto, por meio de co-investimento, cada uma das vencedoras pode conseguir individualmente até R$ 1 milhão. A vencedora do evento deste ano, ocorrido em abril, foi a plataforma AliaInclui, de Caxias do Sul, que ganhou o aporte de R$ 200 mil da aceleradora Ventiur.
Participar da primeira edição e levar para casa o cheque de R$ 100 mil foi essencial para uma mudança na vida dos empresários de Gramado Gregório Nardini e Jonathan Szablevski. Fundadores da Jober, os idealizadores conquistaram os jurados em 2017 com a plataforma que funcionava como um gerador de empregos. Competindo com a ideia mesmo sem ter CNPJ, os amigos e sócios viram no evento uma oportunidade de conhecer melhor o ambiente de negócio. Apesar da vitória, não foi o valor do aporte o prêmio principal para os dois.
— Foi uma experiência incrível e ficamos focados no negócio que tínhamos na época (a Jober), mas acabamos não conseguindo criar um modelo de negócio sustentável. Como o aprendizado foi muito grande, acabamos fundando uma segunda startup, a Planne. Todo sucesso que ela é hoje em dia, com mais de 300 empresas atendidas, 30 funcionários e uma solução bem robusta, com certeza é por conta de muito aprendizado que tivemos e muito disso por causa da batalha das startups, que nos permitiu conhecer mais dessa lógica de venture capture e de investimento de risco. Tudo teve início naquele momento e isso foi bem importante no caso da nossa jornada como empreendedor — revela Nardini.
Assim como no ano de 1879 Thomas Edison inventou a lâmpada, as startups - empresas iniciantes - buscam encontrar soluções para problemas. As plataformas, que comumente têm aplicativos, auxiliam pessoas ou empresas que enfrentam a mesma dificuldade e oferecem a elas as mais variadas ideias de praticidade.
Para participar da batalha das startups os idealizadores interessados devem ser expositores alfas no evento. Conforme explica a diretora de comunicação da Gramado Summit, Martina Belotto, os empresários precisam se inscrever por meio de um formulário online e passar por uma avaliação para confirmar que as empresas estão, de fato, em estágio inicial. Após o processo, um espaço do evento é vendido para a exposição e as ideias são inscritas para a batalha. Depois de selecionados, apresentam para jurados os pitchs das ideias e concorrem ao aporte.
As batalhas da Gramado Summit contam com uma cartela de opções de soluções oferecidas por cada startup participante. Diferente da Jober, que oferecia uma busca por empregos, a Pede Que Nutre, de Porto Alegre, ganhou o aporte de R$ 200 mil no ano passado, com um aplicativo de delivery saudável com seleção de nutricionistas.
Conforme explica a CEO da empresa, Rafaela Reinehr, quando estabelecimentos fazem o cadastro de produtos na plataforma, uma seleção de nutricionistas é feita para apontar aos usuários os alimentos saudáveis e recomendados. Com filtros, os usuários podem avaliar os itens por caloria, proteína, plantas, alergias, intolerâncias, entre outros. A vitória, assim como para os empresários gramadenses, foi fundamental para o crescimento da startup.
— Abrimos o CNPJ em 2022 e fomos para o evento. Quando ganhamos o aporte, ganhamos visibilidade também e, em julho do ano passado, conseguimos lançar nossa plataforma. Foi rápido fazer a aceleração a partir do investimento e desde lá nos desenvolvemos. Hoje já atendemos 28 estabelecimentos em Porto Alegre e estamos abrindo novas funcionalidades na plataforma e vislumbrando próximas cidades para ampliar o modelo de negócio. Depois dessa evolução vimos que só foi possível crescer a partir da Gramado Summit — conta Rafaela.
O crescimento a partir das batalhas
Para o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, o papel da Gramado Summit é ser uma plataforma onde jovens empreendedores podem mostrar para o mercado os projetos que possuem. Participar da batalha das startups em cada edição é uma oportunidade de conectar esses empreendedores com todo um mercado que circula em grande número no evento, além de transformar a ideia proposta em um negócio sério.
— A startup vencedora da batalha sai com pelo menos R$ 200 mil em um contrato ativo com uma das principais aceleradoras do Brasil, a Ventiur. Acho que o primeiro estágio de uma startup é a ideia. O segundo é a captação de recurso, a partir de então, tendo não só o recurso, mas toda a experiência da Ventiur, o empreendedor vai para uma nova fase, que é provar que esse negócio tem capacidade de escalar e se tornar essencial na vida da sociedade como um todo. Acredito que a principal dica para quem nunca participou da batalha é que, independentemente do estágio da tua ideia, a Gramado Summit e a batalha das startups são uma grande oportunidade para que esse negócio seja validado por meio do evento —pontua o CEO.
Para um dos sócios da Planne e co-fundador da campeã Jober, a oportunidade de expor um modelo de negócio para terceiros é excelente pela possibilidade de atingir novos pontos de vista sobre o projeto. Nardini acredita que incentivar outros empreendedores a participar de eventos como a Gramado Summit é essencial pela possibilidade de estruturar ideias. Dessa forma, o espaço limitado de tempo e a troca entre profissionais da área estimula as organizações a gerarem novas ideias.
Conforme reforça a CEO Rafaela, participar de batalhas de startups é ideal para quem está iniciando neste universo, pela chance de validação do negócio, mencionada por Rossi, onde os idealizadores têm a oportunidade de apresentar a ideia e ter um retorno relacionado a efetividade dela. A partir disso, existe a possibilidade de ganhar o investimento e entrar para um grupo de pessoas qualificadas que podem auxiliar na construção e escala do negócio proposto. Além disso, a CEO pontua que as batalhas são como uma grande vitrine para as startups e permite que mais pessoas conheçam o produto, assim como potenciais investidores ou empresas que tenham interesse em ingressar naquele projeto.
Para as recém-vitoriosas da plataforma AliaInclui, que além de vencerem a batalha deste ano foram anunciadas durante a Gramado Summit como finalistas do prêmio nacional do Sebrae, o momento é de comemoração e de planejar o futuro para encontrar o sucesso mencionado pelos representantes da Planne, fundadores da campeã Jober, e da Pede Que Nutre.
— Estamos muito felizes com a repercussão e a mídia que conseguimos para a nossa empresa. Nosso objetivo agora é realmente fazer com que as empresas façam adesão ao nosso movimento, que nos contatem para que façam a adesão à nossa plataforma e cadastrem os produtos na AliaInclui —afirma a diretora jurídica da plataforma, Débora Rosati.
A plataforma criada pelas vencedoras deste ano oferece acessibilidade e apresenta uma solução relacionada à inclusão social. A startup é um aplicativo com o reconhecimento de código de barras, descrevendo em áudio informações de produtos. Com o objetivo de proporcionar aos usuários liberdade, acessibilidade, inclusão e autonomia, a ideia começou há cerca de dois anos, por Tatiana Duarte, Débora Rosati e Carolina Dall Acua, que tem baixa visão, mas o aplicativo entrou no mercado em fevereiro deste ano.
Todas as campeãs da batalha das startups da Gramado Summit foram: Jober (2017), Contraktor (2018), Elyment (2019), Concede (2021), Pede que Nutre (2022) e AliaInclui (2023). Em 2020, o evento não foi realizado em decorrência da pandemia de covid-19.