Com destino ao Alasca, nove motocicletas vão sair de São Marcos rumo a uma aventura pelas Américas. O grupo de amigos partirá neste sábado (15), em uma viagem planejada há pouco mais de quatro anos. Luciano Robson Dias, 47 anos, Gustavo Catafesta, 49, Kassiano Luiz Borghetti, 47, e Eduardo Ballardin, 53, viajam até o Peru. Já Julio Cesar Machado Gomes, 40, Mateus Renon, 40, Arielson Biasotto, 53, Alexandre Gozzi, 53, e Flávio Daros, 48, seguirão até Prudhoe Bay, no extremo norte do Alasca.
Tudo começou a ser planejado em março de 2018, quando o grupo Trupe-Motoclube realizou uma viagem até o extremo sul da América Latina, com destino a Ushuaia, na Argentina. Desde então, o objetivo se tornou conhecer os extremos da América.
— Em uma das jantas que realizamos com o grupo, amadurecemos essa ideia. A partir disso, começamos os estudos de como seria uma viagem até o Alasca, como distância, clima e custos. E a cada reunião íamos levantando esses assuntos e nos preparando para a viagem — conta Julio Cesar Machado Gomes, um dos integrantes.
Até o destino final, serão dois meses de viagem e 25 mil quilômetros percorridos. Para concluir a viagem, será necessário pegar uma janela de estação que possibilite a chegada deles no verão do Alasca.
— Nós precisamos chegar lá no verão, porque hoje as temperaturas estão nos -20Cº, e não temos como rodar nessas condições. Por isso, estudamos sair nessa data. Ainda sim, vamos pegar temperaturas baixas, porém em condições melhores. Durante o percurso, vamos passar em La Paz, na Bolívia, e fazer a estrada da morte, onde as temperaturas vão ser semelhantes a que vamos encontraremos no Alasca — explicou.
Para a trupe, o que não falta é vontade de viver e de gerar boas lembranças por onde passam.
—Tem muitas pessoas nos apoiando, e são pessoas de mais idade, que entenderam que a vida passou e hoje não têm mais a mesma disposição para fazer aquilo que almejavam. E elas veem no nosso grupo inspiração e coragem — destaca Gomes.
A jornada dos motociclistas vai perdurar por cinco meses e poderá ser acompanhada pelo Instagram Trupe Motoclube São Marcos.