Uma série de reuniões, prevista para ocorrer entre os meses de maio e junho, pretende começar a engajar e mobilizar a comunidade caxiense para a 34ª Festa da Uva, que ocorre entre 15 de fevereiro e 3 de março de 2024 em Caxias do Sul. O objetivo é buscar ideias e ouvir as demandas de diferentes setores, criando, desde já, um clima caloroso e receptivo para moradores e turistas. A relações públicas Lisete Alberici Oselame, à frente da empresa contratada para execução dos eventos e do cerimonial da próxima festa, explica que trata-se de um trabalho de escuta que será feito junto a entidades representativas do comércio e da indústria, além de comunidades do interior, trade turístico e artistas.
— Entendemos que é preciso que a comunidade de Caxias do Sul faça a Festa Uva. Evidente que existe uma comissão organizadora, que toma a frente do processo, mas é preciso a mobilização e o engajamento de todos os setores: economia, área de serviços, comércio, indústria, União da Associação de Bairros (UAB) e das comunidades do interior. Todos nós fazemos a festa — defende Lisete, que tem experiência desde 1991 com o evento comunitário.
Os encontros ainda não têm data, mas devem ocorrer logo, segundo Lisete:
— A ideia é ouvi-los e entender o sentimento deles com a relação à Festa da Uva, quais são mudanças que sugerem. Nós também apresentaremos nossas proposições. Juntaremos tudo e conseguiremos estabelecer um pensamento norteador para a edição de 2024.
Outra ideia para esta edição é retomar o Tirando o Pó, um dos projetos mais tradicionais da Festa da Uva. A iniciativa, criada na década de 1990, convida os estabelecimentos comerciais a decorar vitrines ou criar recantos com peças de acervo histórico ou pertences antigos. A intenção é despertar o comércio para a vivência do evento e, consequentemente, incentivar o cliente a lembrar mais da origem da cidade.
— Precisamos de uma participação maior e mais efetiva do comércio, e, além disso, não apenas da área central de Caxias do Sul. É necessário ampliar o nosso raio de atuação para estabelecimentos comerciais, mercados, shoppings, nas adjacências do município — diz Lisete.
Os preparativos, como sinaliza a relações públicas, também envolvem buscar ideias junto a diferentes profissionais, como arquitetos, designers, artistas plásticos e grafiteiros:
— Queremos ouvir a todos e questionar como podemos enfeitar, dar um colorido para a nossa cidade e mostrar os vários talentos que temos em Caxias do Sul.
Concurso será em agosto e em novo espaço
O cronograma das ações que serão assinadas pela empresa de Lisete inclui a escolha da rainha e princesas, em agosto, os eventos das diversas diretorias da comissão comunitária e as solenidades de abertura e encerramento da Festa. A equipe também prestará suporte para as visitas oficiais de divulgação da festa e a recepção das comitivas dos governos estadual e federal.
Em relação ao concurso que elegerá o novo trio, uma das principais mudanças já foi anunciada pelo presidente da Comissão Comunitária da Festa, Fernando Bertotto: o evento de escolha das soberanas, marcado para 26 de agosto, ocorrerá no Centro de Eventos dos pavilhões da Festa da Uva de forma inédita.
— Será uma experiência diferente, nova, creio que ficará muito bom — prevê Lisete.