A Gramado Summit colocou nos palcos do Serra Park desta quinta-feira (13) assuntos relacionados à liderança, cuidados psicológicos e emocionais, com abordagens para o futuro. Os assuntos levaram para o público a importância do olhar para essas áreas e a forma como elas influenciam diretamente no comportamento humano em sociedade.
No Palco Atitus, o treinador do tenista Guga, Larri Passo, e Washington Olivetto, um dos maiores nomes da comunicação brasileira, estavam entre os mais aguardados do dia. Nomes como Joel Jota, ex-nadador da Seleção, e a atriz Mayana Neiva também passaram pelo palco principal.
O treinador de Guga falou sobre como acreditou no tenista e como contribuiu para que o manezinho da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, se tornasse referência do esporte com raquetes:
— A minha primeira startup foi um balde com bolinha e raquete de tênis. Quando entrei na quadra, eu olhava nos olhos das crianças e decidi que não iria deixar nenhuma delas sair da quadra infeliz. Decidi que esse seria meu lema: deixar as crianças felizes. Prometi que minhas crianças nunca seriam meus clientes, meus jogadores nunca seriam meus clientes. Foi o meu juramento.
Depois de começar a carreira como professor e treinador de crianças para o jogo de tênis, o pai de Guga pediu para que Larri fosse treinador do menino. Com pessoas da equipe desacreditando na capacidade de Guga para jogar, Larri conta que assumiu os riscos porque tinha uma promessa para cumprir. Sem raquetes e experiência, aos 14 anos o jogador começou a ser treinado.
Em Gramado, Larri destacou as qualidades de Guga. Para incentivar os ouvidos atentos do público, o treinador destacou a importância de acreditar e investir no que se acredita, para construir o que se quer:
— Eu tinha um produto que não existia, o Guga não existia. Se hoje vocês têm um produto e acreditam nesse produto, criem coragem e invistam, é assim que vamos realizar o que a gente quer: com coragem. Sonhos são feitos para serem sonhados. Escrevam seus sonhos, visualizem os fatos.
Pandemia criativa na casa de um gigante da comunicação
Washington Olivetto subiu no Palco Atitus após ser chamado pelos apresentadores de "lenda". Destacando principalmente a importância de se reinventar constantemente, pontuou como a pandemia de covid-19 foi essencial para que se reinventasse. No ano em que decidiu descansar e se divertir, o mundo precisou se recolher por causa do vírus:
— Decidi que para não ficar maluco, eu iria me surpreender. Pensei: vou renovar minha vida inteirinha e fazer coisas que nunca fiz. Foi assim que surgiram os artigos que faço para o jornal O Globo a cada 15 dias e foi assim que surgiram os meus W/Casts.
Com o sucesso do projeto, que conta com conversas feitas com Jorge Ben Jor, Pedro Bial, Malu Mader, Edson Celular e Lulu Santos, a ideia que surgiu durante a pandemia estreia nesta sexta-feira (14) no Globoplay e exibe episódios exclusivos com Martinho da Vila, Carmen Lúcia e Tereza Cristina.
Desde os 18 anos trabalhando com publicidade, Olivetto ainda falou sobre a forma como os publicitários devem estar cercados de universos diversos para que o novo seja criado. Apresentando comerciais produzidos por ele ou que ele admira, o publicitário mencionou como a relação com a cultura pop, que sempre acompanhou, foi fundamental para ele.
— A melhor publicidade é aquela que a gente tira da vida, transforma em publicidade, e devolve para vida. Aquela que parece não ter um autor, parece que foi o próprio produto que fez. Para isso, o publicitário precisa de alimentar da cultura geral. Um dos grandes problemas dos maiores publicitários do mundo é que eles conversam com publicitários, são amigos de publicitários, casam com publicitários e aí eles fazem a publicidade que já foi feita — pontua.
O último dia da Gramado Summit ocorre nesta sexta-feira (14) e, conforme a organização, os ingressos ainda podem ser adquiridos no site do evento. Para a edição do ano que vem, que ocorre nos dias 10, 11 e 12 de abril, os ingressos já estão à venda por R$ 990.