Na próxima segunda-feira (10), começa a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste ano, todos os grupos prioritários — crianças com idade entre seis meses e seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores de ensino Básico e Superior, povos indígenas, idosos com mais de 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente — podem se vacinar desde o primeiro dia da campanha. A meta do governo federal é imunizar 90% do público-alvo, o que corresponde a 81 milhões de brasileiros, até o dia 31 de maio. Confira a seguir como será a vacinação contra a gripe em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela e Gramado.
Em Caxias do Sul, a vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBS), com exceção da UBS Parque Oásis, que está fechada para obras. Nas unidades Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê a imunização ocorre em horário estendido das 8h às 19h. Nas demais, das 8h às 16h.
Em Bento Gonçalves, o grupo prioritário conta com mais de 46 mil pessoas a serem vacinadas até o fim da campanha. A aplicação ocorre em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Em Canela o imunizante estará disponível em todas as UBSs, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de maio, caso não ocorra a prorrogação da campanha.
Gramado também iniciará a aplicação da vacina contra a gripe na segunda-feira. As doses estarão disponíveis nas UBSs Várzea Grande, Floresta, CAIC e Centro, de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h.
Confira os grupos prioritários e como funciona a campanha
A vacina disponibilizada tem três cepas circulantes do vírus Influenza, A-H1N1, A-H3N2 e B. Adultos recebem dose única. Crianças abaixo de nove anos que receberem a vacina pela primeira vez devem aplicar duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina pode ser realizada concomitantemente a outros imunizantes, como o contra a covid-19.
Quem pode tomar a vacina a partir de segunda-feira (10):
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)
- Crianças (6 meses a 5 anos)
- Gestantes - Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas
- Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade