Diz a máxima contemporânea que lugar de mulher é onde ela quiser. Nada melhor, então, para tornar verdadeira esta afirmação, que uma sala cheia delas aprendendo e questionando sobre um assunto pouco presente no universo feminino: a manutenção de veículos. Este foi o tema de mais uma edição da oficina Mecânica de Batom, iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade que ocorreu na noite da última quarta-feira (8), em Caxias do Sul.
O minicurso foi conduzido pelo gerente da Escola Pública de Trânsito, Joelson Queiroz, e pelo mecânico Roger Varaschin Boeira, convidado para contribuir com o assunto. O encontro foi dividido em duas partes, com parte teórica e prática e ainda um lanchinho especial para recepcionar as participantes no dia delas.
Foram disponibilizadas 40 vagas gratuitamente, mas somente metade das inscritas compareceram. Após ler uma mensagem dedicada ao Dia Da Mulher, Queiroz iniciou as explicações sobre a estrutura de um veículo, comentando sobre itens como carroceria, chassis e motor. Na segunda etapa, as mulheres puderam tirar dúvidas e aprender mais na prática, com demonstrações em um veículo.
— A Mecânica de Batom tem a finalidade de inserir o público feminino no mundo automotivo. As mulheres, muitas vezes, não têm essa oportunidade dentro dos seus lares, com seus companheiros, filhos... Então, a Escola Pública de Trânsito busca resgatar isso, levar essas informações referentes aos cuidados com os nossos veículos. É muito importante iniciativas como essa para que as mulheres possam ter autonomia no seu dia a dia — defende Queiroz.
Antes do início da atividade, a reportagem convidou as participantes a tirarem as suas principais dúvidas sobre a manutenção de veículos. Três delas aceitaram o convite e tiveram as perguntas respondidas pelos especialistas. Confira no vídeo abaixo.