O zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu dois novos moradores no mês de março: um veado-catingueiro filhote, resgatado no próprio município, e um jacaré de papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção, encontrado em Veranópolis. Os dois bichos estão em tratamento no local. A tendência é que o réptil permaneça no zoo após os cuidados.
O jacaré foi encontrado em um sítio de Veranópolis, no último dia 20 de março. O animal estava em um açude, se alimentando de peixes, o que assustou moradores da Comunidade de São Valentim. A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) fez o resgate e o encaminhou para a equipe do jardim zoológico da universidade caxiense.
De acordo com a assessoria de imprensa da UCS, a partir de um exame de imagem, a equipe do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) encontrou um projétil de arma de fogo no crânio do jacaré. O bicho precisou realizar cirurgia para a retirada de um olho, perfurado pela bala. O réptil ficará sob cuidados do zoo, uma vez que não tem condições de retornar para natureza. A equipe do jardim zoológico ainda definirá onde o jacaré ficará após o tratamento.
Veado de três meses é resgatado
No início de março, a Patram encaminhou ao zoo um veado-catingueiro de aproximadamente três meses de vida. O bicho foi encontrado em Caxias. O médico veterinário e responsável técnico pelo jardim zoológico, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, relata que o animal está com uma laceração no membro pélvico esquerdo. Além disso, ele ainda não se alimenta de sólidos, recebendo apenas leite.
— Ainda não se sabe quanto tempo ele vai ficar na UCS por se tratar de um filhote com pouco tempo de vida — explica o veterinário.
O veterinário lembra que, conforme dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a população desta espécie está em declínio.
Além dos dois bichos, o zoológico da UCS ainda está com bugios, gambás e aves em tratamento.