Um jacaré de papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi resgatado no interior de Veranópolis, na manhã desta segunda-feira (20).
O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), de Bento Gonçalves, recebeu a informação do proprietário do sítio em que o animal estava. Ele foi encontrado no açude, dentro da propriedade. De acordo com a BABM, o animal comeu quase todos os peixes do açude e assustou o proprietário do sítio, que solicitou o resgate.
O animal foi encaminhado para atendimento no Centro Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com a BABM, o jacaré teve algumas escoriações devido à resistência no momento do resgate, mas nenhum ferimento grave.
Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a espécie vive no litoral de todo o Brasil. Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do Ibama. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat natural e à poluição dos rios.