A prefeitura de Canela decidiu cancelar a programação artística de Páscoa para este ano. Tradicional na Região das Hortênsias por movimentar milhares de turistas, a passagem da data se limitará à decoração de espaços públicos entre os dias 18 de março e 23 de abril.
Em nota, a administração municipal justifica que a decisão foi tomada pela "necessidade de reformulação dos procedimentos de contratação por meio de processo licitatório do município, em especial, no que concerne a contratação de produção e execução dos eventos" — veja o comunicado completo abaixo.
Um pregão eletrônico, que tratava sobre a contratação de empresas para realizar serviços de programação artística, sonorização, estruturas, entre outras atividades relacionadas ao evento "Páscoa em Canela 2023", foi suspenso. O edital havia sido publicado no dia 27 de janeiro. Um outro processo licitatório para confecção, montagem e outros processos relacionados à decoração de Páscoa segue em andamento.
A secretária de Turismo e Cultura de Canela, Carla Reis, lamentou o cancelamento e disse que "foi voto vencido". Questionada se a decisão tem relação com os últimos desdobramentos da Operação Caritas, ela garantiu que não. Em dezembro de 2022, o ex-secretário de Turismo do município, Ângelo Sanches, foi preso preventivamente suspeito de participar de um esquema em que pessoas se apropriavam de parte dos recursos de grandes eventos na cidade. Até esta quarta-feira (15), ele seguia recolhido no sistema penitenciário, segundo o advogado de defesa Ricardo Cantergi.
À época, a operação policial chegou a impactar as atrações de Natal da cidade. O espetáculo A Fábrica de Sonhos foi interrompido por três dias e retomado após notificação do Ministério Público.
— Posso dizer que esta foi uma decisão de governo. Eu, sendo Secretaria de Turismo e Cultura, sei o quanto as atrações são importantes tanto para o trade turístico, para a comunidade e para a classe artística. Sabemos a importância do turismo para a cidade e um dos eventos consolidado em Canela é a Páscoa. Fui voto vencido — lamentou à reportagem.
O presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, Claudio Souza, avalia que o público migrará para Gramado:
— Ficamos sentidos e entendemos que atrapalha (o turismo). Mas, como Gramado terá programação, achamos que irá suprir e este público optará por ficar na cidade. Será uma programação ampla e com novidades — diz Souza.
Em 2022, a programação da Páscoa em Canela teve duração de 25 dias, com 173 apresentações gratuitas envolvendo 120 artistas da região.
Gramado terá 30 dias de atrações
Gramado, por sua vez, divulgou nesta quarta-feira (15) que terá 30 dias dedicados à programação de Páscoa em 2023. O evento começa no dia 9 de março e vai até 9 de abril.
Além da decoração temática nas ruas, praças, rótulas e nos pórticos, a Páscoa em Gramado terá atrações gratuitas. Um dos grandes destaques, segundo os organizadores, é a Paradinha de Páscoa, na Avenida Borges de Medeiros, que vai ampliar seu elenco.
Na Praça das Etnias, será instalada a Vila de Páscoa, que vai abrigar a Casa do Pascoalino. Além de artesanato e opções gastronômicas, o espaço receberá intervenções culturais e artísticas aos finais de semana.
Todos os detalhes da programação serão divulgados pelo município no próximo dia 24.
O que diz a prefeitura de Canela
"O município de Canela é conhecido pela realização de grandiosos e belíssimos eventos dentro os quais se destaca a 'Páscoa em Canela', considerado um dos maiores eventos do Município, responsável por atrair milhares de turistas e movimentar a economia da cidade e da região.
A Páscoa em Canela é um evento consolidado em nossa cidade que acontece há mais de 30 anos, e, nesta edição, o evento terá duração de 37 (trinta e sete) dias, ocorrendo de 18 de Março a 23 de Abril de 2023.
Neste período, a cidade contará com uma decoração ainda mais exuberante, lúdica e religiosa, despertando nas crianças e adultos o verdadeiro espírito de solidariedade e renascimento.
Informamos ainda, que a programação artística do evento foi cancelada pela administração, após análise minuciosa do edital de contratação de produção e execução.
Tal decisão se deu em virtude da necessidade de reformulação dos procedimentos de contratação por meio de processo licitatório do município, em especial, no que concerne a contratação de produção e execução dos eventos.
Sendo assim, os próximos eventos a serem realizados pelo Município serão contratados em novo formato".