Perto de completar 50 anos de história, a Festa do Figo de Nova Petrópolis teve a abertura da sua 48ª edição na manhã deste sábado (4) e segue até o domingo (5) com uma farta programação que celebra a cultura germânica. A primeira atividade realidade ocorreu às 8h, com a caminhada de 14 quilômetros por trilhas do interior, e direito à parada para banho de cachoeira. Já a abertura oficial do evento ocorreu na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, no km 18 da RS-235, local da Festa.
Considerado o maior evento do interior de Nova Petrópolis, a Festa do Figo tem entrada e estacionamento gratuitos. É no segundo andar que a protagonista da festa é exposta, reunindo 400 produtores que proporcionam a mais diversidade de tipos da fruta. Já a comercialização do figo in natura e as delícias que proporciona ficam logo na entrada. Cucas, geleias, chimias, licor, doce em calda ou cristalizado, a variedade de receitas agrada todos os paladares. E fica ainda mais especial quando é passada de geração em geração.
— O nome da minha agroindústria é Receitas da Mutter, que na tradução é receitas da mãe. A cuca é receita de família e faz o maior sucesso — conta a produtora Carla Pinnoh.
E se não vem de família, vem de experiência própria. Diabética, a produtora Regiane Gottschalk viu na sua doença a oportunidade de agradar o paladar de outras pessoas que também tenham diabetes.
— Faço figada com açúcar, com 40% de açúcar e sem açúcar. As pessoas adoram porque podem comer sem problemas, para uma alimentação mais saudável — diz Regiane.
Receitas mais exóticas também são encontradas, como o figo ramy com café, que além da fruta e do café, tem também em sua produção a cachaça. De acordo com o produtor Juliano Klemann, o doce fica pronto em três dias.
Receita especial para a Festa do Figo
Com a expertise da produção de cervejas convencionais, a Cervejaria Eldebrau busca arriscar e inovar no sabor, aproveitando a diversidade de culturas produzidas no interior do município. E foi em clima de Festa do Figo, que um dos proprietários, Fernando Maldaner, resolveu produzir a bebida alcoólica com figo.
— O figo é muito forte na nossa região, o interior de Nova Petrópolis é muito rico em produção e a gente sempre busca valorizar o produtor rural trazendo para o nosso produto o que de melhor a gente encontra na nossa região. Então, foi usado 5% de figo na produção e depois colocamos mais 5% de extrato, para ficar redonda para o pessoal provar aqui — comenta Maldaner.
Confira a programação do evento
Domingo (5)
- 10h – Celebração Ecumênica
- 10h30min – Visitação à Feira de Expositores
- 11h30min – Almoço típico
- 15h – Festival de Bandas com entrada gratuita