Estudantes da rede municipal de ensino voltam às atividades educacionais nesta sexta-feira (17), em Caxias do Sul. Ao todo, 132 escolas retomam às aulas para atender as 45 mil crianças e adolescentes do município.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra desta quarta-feira (15), a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, explicou o fato de o início do ano letivo ser em uma sexta pré-carnaval foi decisão da comunidade escolar.
— Nós temos uma tradição na rede municipal de ensino que o início do ano letivo ocorre considerando dois motivos: primeiro, respeitando os 60 dias de férias que os professores têm, então a gente faz 45 durante o verão e os outros 15 no período de inverno. A partir daí, a gente apresenta três propostas para a comunidade escolar e a escola é orientada junto com o conselho, junto com os professores, dentre as propostas oferecidas a escolher (o período) e a decisão da maioria é o que acaba resultando no decreto do início do ano letivo. Então, esse dia realmente foi uma escolha da comunidade com os órgãos representativos — afirma.
Segundo a secretária, neste primeiro ano de aulas totalmente presenciais, uma das prioridades nas instituições será a recuperação de aprendizagem dos alunos com auxílio de psicopedagogo e neuropsicopedagogo. O objetivo é ajudar no desenvolvimento dos estudantes que podem ter sido prejudicados ao longo da pandemia de covid-19.
Sandra informa ainda que o transporte escolar e construção de escolas para estudantes que precisam se deslocar para terem aula e a melhora na educação infantil são um desafio.
— Ainda como desafio para a rede municipal é o transporte escolar. Nós temos 10 mil quilômetros por dia, são muitas linhas rurais e urbanas exatamente para dar conta daqueles estudantes que estão fora do seu zoneamento. Dos estudantes que não têm a escola na sua localidade, como por exemplo Campos da Serra, nós esperamos que esse ano a gente inicie a construção da escola que já está bem adiantada a tratativa, e o projeto já está pronto — revela a secretária.
Ainda para este ano, profissionais da Guarda Municipal prestarão serviços de segurança em escolas de cinco territórios da cidade. Conforme a secretaria, as instituições que são prioritárias para este serviço foram determinadas em 2022, por meio do programa RS Seguro.