A abertura do novo quartel de bombeiros na zona norte de Caxias do Sul, na sexta-feira (24), cumpre uma demanda de, pelo menos, sete anos. A ideia é que, quando a base estiver em operação, os cerca de 100 mil moradores dos bairros da região sejam atendidos de maneira mais ágil pelos soldados do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). Como relata o tenente-coronel do batalhão, Julimar Fortes Pinheiro, o benefício é a proximidade do novo quartel às comunidades:
— Quando estivermos com esse aquartelamento ativo, favorece esse primeiro atendimento, quando teremos um tempo de resposta melhor do que de um quartel mais distante.
Atualmente, Caxias conta com cinco quartéis dos bombeiros - sendo um deles no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (uma obrigatoriedade para o funcionamento do terminal). Os outros são o central (na Rua Vinte de Setembro) e os dos bairros Cruzeiro, Desvio Rizzo, e agora, Pioneiro. Destes, apenas o do Centro opera de forma ininterrupta.
O tenente-coronel explica que não há efetivo para que todas as unidades funcionem 24 horas - este ainda é um plano para o futuro. Neste momento, as outras bases funcionam em forma de rodízio, com turnos de 12h ou 24h.
— Nós estamos fazendo um trabalho de comando, para que nós venhamos a ter um recompletamento de efetivos e, em um futuro próximo, nós consigamos melhorar esses coeficientes de efetivos, e aí, sim, ter aquilo que é a condição ideal: que seria todos os quartéis atuando 24 horas, durante todos os dias da semana, operando de maneira ininterrupta como é o caso do quartel central — explica Fortes.
No rodízio, por exemplo, o quartel do Cruzeiro funciona de 8h até 20h. Quando fecha, o do Desvio Rizzo abre para ficar de 20h até 8h do outro dia. Isso proporciona aumento na cobertura. No caso de, por exemplo, o quartel do Cruzeiro estar fechado e houver uma ocorrência na região, o quartel mais próximo é quem fará o atendimento.
Conforme o tenente-coronel, esta é uma forma responsável de utilizar os quartéis sem descontinuar o serviço. Durante todo o tempo, Caxias contará, pelo menos, com duas bases em operação. O rodízio, inclusive, é elaborado a partir de um estudo da corporação.
— Insisto muito, as comunidades não deixam de estar assistidas, mesmo agora, quando o quartel (da Zona Norte), ainda não está aberto, e também depois, quando estiver instalado mas por ventura nesse sistema de rotatividade esteja fechado para que outro bairro tenha um quartel aberto. São escolhas feitas em cima de números estatísticos, de um estudo. Mas, é claro, não temos como definir onde se dará um sinistro, e isso que faz com que tenhamos que fazer escolhas em cima de um lastro referencial-estatístico — reforça Fortes.
Em simulação da reportagem (veja abaixo), utilizando a plataforma Google Maps, com a abertura do novo quartel, a redução do tempo de resposta pelos bombeiros às comunidades da Zona Norte pode ter um tempo médio de 10 minutos em relação ao que é praticado atualmente. Mesmo em distâncias semelhantes, o tempo de resposta também cai na simulação. Importante: os dados abaixo podem variar de acordo com o tráfego e outras condições na hora do atendimento de uma ocorrência.
Recuperação do antigo prédio do quartel da Zona Norte está nos planos
A recuperação do antigo prédio do quartel da Zona Norte, no bairro Pôr do Sol, está nos planos da corporação. Como reafirma Fortes, o novo pavilhão, alugado pelo Estado no bairro Pioneiro, é uma forma de ter o serviço, ao mesmo tempo em que seguem o projeto de reforma da antiga sede, junto à prefeitura de Caxias, e a captação de recursos:
— É um patrimônio público que será recuperado, não será esquecido. Continuam as ações para que seja recuperado — declara o comandante do 5ºBBM.
A reabertura do quartel da Zona Norte será nesta sexta-feira (24), às 18h. O ato deve ter a presença do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB). Do município participarão o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), e o vereador Zé Dambrós (PSB), que coordenou a Frente Parlamentar na Câmara de Vereadores que defendia a reabertura do prédio na região. O comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar (CBMRS), coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, também estará presente.
Os deputados estaduais Neri, o Carteiro (PSDB), e Carlos Búrigo (MDB) também são convidados, bem como o ex-governador do Estado Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) e o ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RS, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior.