Depois de um mês, a Grande Feira do Parque vai voltar a acontecer neste domingo (12) no bairro Jardim América, em Caxias do Sul. Pelo menos é o que garantem os organizadores. O evento sempre aconteceu no segundo domingo de cada mês, das 9h às 19h. No mês de janeiro, a autorização da feira, porém, foi revogada pela Secretaria do Meio Ambiente (Semma) por supostas irregularidades da administração da feira.
O Ministério Público (MP), na época, informou à secretaria que tinha aberto procedimento por "improbidade administrativa", uma vez que a organização da feira cobrava uma taxa de R$35 por feirante para ocupação de uma área pública.
Na ocasião, uma denúncia anônima foi enviada ao MP informando a cobrança irregular dos cerca de 250 expositores da Feira. Na ocasião, Rogério Garcia da Silva, então organizador do evento, explicou que a cobrança foi estipulada pelos feirantes para dar conta de despesas da organização da feira, como divulgação por panfletos, faixas, banners e despesas com veículo da organização, bem como subsídio a feirantes com menos recursos.
De acordo com Garcia, a Semma recentemente liberou o evento. O impasse, segundo ele, foi resolvido com o ex-secretário do meio ambiente, João Osório Martins, que emitiu uma autorização por escrito.
— Nossa feira é para incentivar o empreendedorismo, que sofreu demais com o período da pandemia. Para fazer um evento desse porte, não tem como não ter cobrança de taxa. Nós não tínhamos nenhum incentivo da prefeitura, por isso a cobrança desse valor. A intenção não é ter lucro, mas ter estrutura para os feirantes — explica Garcia.
O atual secretário da Semma, João Uez, disse à reportagem que não estava inteirado sobre a liberação ou não da feira e, por esse motivo, não poderia falar sobre o assunto. A assessoria de comunicação da pasta também não tinha informações sobre o tema. A reportagem tentou contato telefônico com o ex-secretário Osório e com o procurador Tacca, mas não obteve retorno.
Em razão do impasse entre Semma, MP e a Grande Feira do Parque, Rogério deixou a presidência da organização do evento. Quem assumiu o posto é Jeferson Luis Marques.
Precursora de outras feiras
A Grande Feira do Parque tornou-se precursora de outras feiras regionais e, de alguma forma, também da Feira Maesa Cultural e da Feira Turística e Cultural na Festa da Uva. Foi o primeiro evento comunitário desse tipo a se consolidar e, em determinado momento, reuniu cerca de 300 feirantes.