As obras do Parque de Proteção Animal de Caxias do Sul estão mais próximas de iniciar, segundo a prefeitura. A informação é do secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, em entrevista ao Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, neste sábado (21). Martins não fala em data específica, mas diz que a parte burocrática do processo já está chegando ao fim e, logo, será possível iniciar os projetos para o início das obras.
— Estamos finalizando a etapa de transferir, oficialmente, o terreno novo para a prefeitura de Caxias do Sul. A área que a prefeitura propôs na troca deve ser escriturada para o novo proprietário, mas esse processo já está no final — explica o secretário.
Em maio do ano passado, a prefeitura anunciou o endereço onde será construído o Parque de Proteção Animal, que inclui o canil municipal. O local fica perto da Estação de Tratamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), na Linha Luciana, Colônia Sertorina, próximo à Rodovia dos Romeiros. Para viabilizar o parque foram acordadas duas permutas, uma para o terreno que abrigará o parque propriamente e outra para a construção do alojamento dos animais que vivem no atual canil e os demais bichos que vierem a ser resgatados. Para viabilizar a obra, o município colocou na troca uma área no bairro Santa Lúcia, perto da Ceasa.
Ainda de acordo com Martins, a prefeitura já trabalha no novo projeto e avalia empresas que se candidataram a executá-lo. A administração municipal também analisa a venda do atual canil.
— Estamos buscando, agora, uma empresa de Arquitetura e Engenharia Civil, que faça um projeto de boa qualidade para a área do atual canil. Com esse projeto, podemos negociar a execução (do parque) com as empresas que estão interessadas em adquirir a área (do canil).
O objetivo, de acordo com o secretário, é de que as obras do Parque de Proteção Animal sejam executadas com investimento próximo de zero.