Após ser encontrado caído no telhado de uma casa, um falcão-chimango (Milvago chimango) foi resgatado por policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM) em Bento Gonçalves. Segundo as informações divulgadas, um morador encontrou a ave de rapina e acionou a equipe do 3ºBABM. O caso aconteceu na manhã da quinta-feira (19), no bairro Verona.
O falcão foi recolhido pelos policiais militares e aparentava estar desorientado e com dificuldades para voar, visto que estava com as asas e cauda cortados. Após o resgate, a ave foi encaminhada para atendimento médico-veterinário para avaliação. De acordo com a 2° sargento do 3ºBABM, Franciele de Oliveira, acontecem muitos resgates de animais silvestres, mas não é comum casos envolvendo um falcão. Além disso, ela afirmou que um veterinário precisará de tempo para avaliar se a ave poderá retornar ao habitat natural ou se ela será encaminhada para algum órgão de preservação ambiental.
— Ele estava com as asas e a cauda cortados, provavelmente uma pessoa quis mantê-lo em cativeiro, pois sem voar ele não consegue fugir. O falcão estava bem dócil. Nesse momento ele está bem. Só não consegue voar — disse.
Se identificado o responsável pelo animal, ele responderá por crime ambiental. O Batalhão procura identificar a pessoa que tinha a ave. Denúncias podem ser feitas pelo número (54) 34522968 (que também tem WhatsApp). Em seguida, o registro é encaminhado à Polícia Civil para investigação.