Farroupilha declarou situação de emergência na tarde desta quarta-feira (18). O documento foi elaborado e publicado após o município registrar uma forte chuva de granizo na tarde do dia 10 de janeiro. O temporal afetou plantações e atingiu dois aviários.
Conforme o levantamento realizado pela prefeitura e pela Emater, 90 famílias foram atingidas em 11 comunidades, como São Valentim, Linha Amadeu, São Marcos, Caravaggio, Linha Cem e Linha Trinta. Também há o registro de 40% de perda na produção frutícola, sendo que a uva foi o cultivo mais atingido, conforme o secretário municipal da Agricultura, Fernando Silvestrin.
— A ameixa e o pêssego estavam mais no fim (da colheita). A uva foi o que predominou, tiveram famílias que perderam 90% da produção — detalha Silvestrin.
Ainda conforme o secretário, os aviários tiveram bastante danos nos telhados — não foram registradas mortes de aves pelas pedras de gelo. A prefeitura disponibilizou lonas para as duas instalações enquanto espera-se pela troca das telhas.
O decreto municipal, juntamente com mais documentos, serão encaminhados, agora, ao Governo do Estado para possível homologação. Silvestrin acrescenta que a publicação facilita questões burocráticas, como a compra de materiais e disponibilização de maquinário para os locais atingidos pela precipitação.